17.9.14


Mais uma edição...
JORNADA LITERÁRIA DE CAPINZAL

PROJETO: LENDO, CANTANDO E ENCANTANDO

     A cultura popular sempre foi fonte de inspiração para escritores. Esse fato se confirma, pois muitas narrativas, transmitidas oralmente ao longo do tempo, foram parar nas páginas impressas. Ao serem recontadas em livros, histórias e personagens ganham novos sabores e matizes. 

Nesse projeto, as atividades educacionais e de aprendizagem serão exploradas a partir da literatura escolhida para a turma da educação infantil. As literaturas selecionadas envolvem, em sua maioria, cantigas folclóricas do universo infantil com seus personagens, como Boi da Cara Preta, Dona Aranha, Carneirinho e Carneirão, Dona Barata, Dona Borboletinha, Sapo, Fada e os sentimentos da criança, como medo, amor, etc.

As cantigas populares, além de ter uma letra simples de memorizar, são recheadas de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória.

Explorar os saberes contidos nas cantigas infantis através da literatura, relacionando aos conteúdos curriculares, de maneira interdisciplinar, é uma necessidade cada vez mais presente, na medida em que, contemporaneamente, há uma estreita relação entre a valoração da experiência de vida de cada indivíduo com o processo ensino-aprendizagem. 

TEMPO DE EXECUÇÃO: Agosto e setembro de 2014

PAINEL DO HALL


As turmas do CMEI Crescendo Juntos, durante o período em que será trabalhado com o projeto “Lendo, cantando e encantando”, terão nas salas um mascote. Personagem principal da literatura infantil (Nana Toledo / Coleção Cantigas e Contos) trabalhada com as turmas. O mascote foi construído com as crianças juntamente com as professoras, com o objetivo de trabalhar as ações coletivas, permitindo integração, interesse e entusiasmo na realização das atividades, curiosidade, imaginação, alegria, diversão, hábitos saudáveis de higiene e alimentação e outros que contemplassem o desenvolvimento de nosso aluno em todos os aspectos.

A presença do mascote chama a atenção das crianças, pois a sua aparência tem relação com o que ele representa na história trabalhada.


BERÇÁRIO I
MASCOTE: BOI DA CARA PRETA





BERÇÁRIO II
MASCOTE: BORBOLETINHA






MATERNAL
MASCOTE: SAPO SAPECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário