9.9.14

E POR FALAR EM JORNADA LITERÁRIA DE CAPINZAL... 
O CMEI CRESCENDO JUNTOS LEVOU PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO, ATIVIDADES REALIZADAS A PARTIR DO PROJETO "LENDO, CANTANDO E ENCANTANDO", CONTEXTUALIZANDO A JORNADA LITERÁRIA DE CAPINZAL


O Centro Municipal de Educação Infantil Crescendo Juntos, localizado no loteamento Vila 7 de Julho, com atendimento de 24 horas, conta com uma equipe de 21 profissionais e 63 educandos, com idade de 0 a 3 anos, divididos em Berçário I, Berçário II e Maternal I, tendo como professora responsável Cimara M. Baú. Possui como missão CONSTRUIR CIDADANIA DESDE O BERÇO, proporcionando a criança um espaço que permita seu desenvolvimento integral, não sendo um mero expectador, mas agente participativo do processo ensino aprendizagem. 
Levou para o desfile cívico uma réplica do trabalho realizado a partir do projeto “Lendo, cantando e encantando”, contextualizado a Jornada Literária de Capinzal, momento em que se permite vivenciar as mais belas histórias infantis, seus personagens, cenários, e de forma lúdica, mágica e significativa, incentivar a leitura, formando leitores desde a mais tenra idade.




O TEMA DO PROJETO TRABALHADO; "LENDO CANTANDO E ENCANTANDO"

 O LIVRO "AS CARETAS DO BOI DA CARA PRETA" DE NANA TOLEDO, TRABALHADO PELA TURMA DO BERÇÁRIO I






O LIVRO " A DOCE COZINHEIRA BORBOLETINHA" DE NANA TOLEDO, TRABALHADO PELA TURMA DO BERÇÁRIO II




O LIVRO " A FAMÍLIA DO SAPO SAPECA" DE NANA TOLEDO, TRABALHADO                                                        PELA TURMA DO MATERNAL








Diferente da televisão ou de um filme, o livro deixa portas abertas para que o leitor ou o ouvinte preencha os espaços com sua própria experiência.

Ler e brincar devem estar entrelaçados. Estes primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do livro como objeto especial, diferente dos outros brinquedos, mas também fonte de prazer.

É através do brincar que a criança tem a possibilidade de vivenciar e trazer para a realidade o mundo imaginário contido nos livros.
A partir do primeiro ano de vida, os bebês começam a se interessar por muitas novidades. Entre as mais interessantes e poderosas estão os livros. A leitura é um enorme estímulo para à criatividade, a imaginação, a inteligência, a capacidade verbal e a concentração da criança.
O hábito da leitura deve ser construído desde o berço, com persistência, dedicação e entusiasmo, pois será a grande chave para a formação da criança em todos os sentidos. É fundamental que ela aprenda a buscar conhecimento, cultura e diversão através da leitura desde a mais tenra idade. Os livros devem estar presentes no seu dia-a-dia, assim como os brinquedos. A leitura de histórias enriquece os pequenos e faz com que mergulhem em um mundo de aventuras, distração e riquíssimas informações.
O importante é que o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará seu filho a um momento tão gostoso que é a aventura do saber e do conhecer. Além disso, quando os pais compartilham desse espaço diário de leitura na vida dos filhos, estão fortalecendo um laço especial entre ambas as partes. A criança deve aprender a ouvir histórias desde muito cedo.
Recomenda-se, entretanto, que os pais façam com disciplina e que valorizem o momento da leitura com os filhos. De certa forma, podemos dizer que a hora de dormir é o mais recomendado, pois é uma forma de tranquilizar e fazer a criança adormecer com boas sensações.
Deve-se estabelecer um determinado horário, criar um clima adequado e diversificar os temas dos contos. Algumas dicas interessantes podem proporcionar mais humor e entusiasmo, como pequenas alterações na expressão facial, na postura e no tom de voz.
A combinação do lúdico com a expectativa da próxima história farão desse momento o mais esperado do dia, ou melhor da noite.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário