24.9.14

Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros...

Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche  para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental. 

O CMEI CRESCENDO JUNTOS INVESTE DE FORMA EXPRESSIVA EM AQUISIÇÃO DE LITERATURAS INFANTIS. RECURSO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E PARA O TRABALHO DO PROFESSOR.








O BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Nos primeiros anos de vida da criança, é importante a estimulação dos sentidos e a curiosidade sobre o mundo. Assim, o brinquedo desempenha um importante papel nesse processo. É um acessório da aprendizagem na creche porque é por ele que os pequenos estabelecem relações com tudo o que os cerca. 
É fundamental no momento da escolha dos brinquedos, levar em consideração as etapas do desenvolvimento infantil e as conquistas motoras, como sentar, engatinhar e andar. O bom brinquedo é aquele que atende às necessidades e possibilidades de cada fase sem se ater à indicação de idade. No entanto, de nada adianta encher um espaço com diferentes tipos de brinquedos, e não ensinar a criança a brincar. 

O CMEI CRESCENDO JUNTOS, ACREDITA QUE BRINCAR É COISA SÉRIA. PORTANTO PROPORCIONA DIFERENTES TIPOS DE BRINQUEDOS AOS EDUCANDOS.








ESCOLA DE PAIS

Data: 18/9/2014 - Quinta-feira
Horário: 19h
Local: CMEI Crescendo Juntos
Público: Pais ou responsáveis dos educandos, professores e auxiliares de professores
Palestrante: Daniela Bortoli (Fonoaudióloga)
Palestra: Desenvolvimento da linguagem da criança de 0 à 3 anos de idade
 
FONOAUDIÓLOGA DANIELA BORTOLI

FONOAUDIÓLOGA DANIELA BORTOLI E A PSICÓLOGA KARISE WOICIECHOSKI


PÚBLICO PRESENTE



 SORTEIO ENTRE OS PRESENTES, DE CAMISETAS DA ESCOLA DE PAIS






19.9.14





A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, amplia seu vocabulário e se comunica melhor.
A leitura em família aproxima pais e filhos numa dinâmica divertida e cheia de descobertas. O tempo de qualidade com os filhos deve ser diário, a atenção, o divertimento e novas aprendizagens fazem parte desses momentos prazerosos e inesquecíveis.
Quando a criança é estimulada à leitura desde cedo, ela se torna muito mais preparada para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos, pois, assim, criará uma rotina, uma disciplina de leitura que levará para toda vida. Os pais são os maiores exemplos na vida da criança, por isso é importantíssimo o filho presenciar os pais lendo e manipulando livros.
Então, o que está esperando? Estimule seu filho a embarcar na aventura que o livro tem a oferecer, um mundo repleto de curiosidades, novas descobertas e fantasias.

Durante o período do trabalho com o projeto, os pais estarão recebendo diariamente na agenda do filho (a) informativos encaminhados pelo CMEI, incentivando a família a contar histórias para as crianças.