TÍTULO: EU E MINHA ESCOLA...
Justificativa: A construção da identidade, do eu, se manifesta através das interações com o outro. Sendo a identidade um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de marcas que diferencia as pessoas entre si, incluindo o nome e as características físicas.
A construção da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Sendo as instituições de Educação Infantil espaços de socialização, o trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem sentimentos, valores, ideias e papeis sociais. Intrinsecamente ligado à identidade está o processo de socialização, no qual considera-se a presença do outro ou seja, os colegas, profissionais da escola, os diferentes espaços da escola e os demais profissionais – reconhecendo-os, valorizando-os e respeitando-os.
Período de execução: 13 de março até 28 de abril.
A equipe de profissionais organizou uma programação especial com o livro infantil, para a semana de 17 a 20 de abril. Num espaço lúdico e interativo, se permitiu ao educando um contato mais intenso com a literatura infantil e a partir da contação de histórias, nas mais diversas formas, viver o mágico e a fantasia. Sabe-se da importância desse recurso desde o berço para o desenvolvimento da criança, despertando também, seu gosto pela leitura. Nesse período, informações e atividades também foram proporcionadas aos pais e educadores, ressaltando a importância de contar histórias desde a mais tenra idade, aproximando a criança do livro.
Apresentações no hall de entrada com todas as turmas, conforme cronograma estabelecido no projeto trabalhado.
Data: 20/3 - Segunda-feira
Tema: Corpo
Turma: Maternal
Horário: 9h
Horário: 9h
Recurso Utilizado: Dramatização de uma música
Data: 29/3 - Quarta-feira
Tema: Escola
Turma: Berçário I
Horário: 14h
Horário: 14h
Recurso Utilizado: Teatro de sombra
Data: 6/4 - Quinta-feira
Tema: Coelho
Turma: Berçário II
Horário: 9h
Horário: 9h
Recurso Utilizado: Brincadeiras, jogos e circuíto
Data: 13/4 - Quinta-feira
Tema: Coelho
Turma: Maternal
Horário: 14h
Horário: 14h
Atividade de circuíto: Trabalhando coordenação motora, equilíbrio, lateralidade...
Com as bolinhas coloridas, trabalhamos coordenação motora e percepções sensoriais
Atividade desenvolvendo a socialização
Trabalhando as cores, percepções e coordenações
Berçário I
Berçário I
Contando história com os visuais - O RETRATO (Mary e Eliardo França)
Trabalhando as partes do corpo, com a Boneca Articulada
Dramatizando a Literatura "A BOCA DO SAPO" (Mary e Eliardo França)
Trabalhando Música de animais a partir de dobraduras
Berçário II
Trabalhando as agendas caracterizada de Chapeuzinho vermelho
Atividade de circuíto, no pátio da creche
Técnica de colagem no desenho do corpo humano
Trabalhando expressões corporais, com a boneca articulada
Maternal Período Matutino
Interagindo com a Boneca Articulada
Trabalhando as partes do corpo através do banho com a boneca
Trabalhando cuidados com o corpo, através da boneca
Maternal período Vespertino
Com o jogo de quebra-cabeça, construindo o corpo humano
Trabalhando expressão corporal, movimento, coordenações motoras, através da dança
Caixa surpresa com objetos e vestimentas... relação de uso com o corpo e suas partes
A Importância de Contar História para os Filhos desde o Berço
A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, amplia seu vocabulário e se comunica melhor.
A leitura em família, aproxima pais e filhos numa dinâmica divertida e cheia de descobertas. O tempo de qualidade com os filhos deve ser diário, a atenção, o divertimento e novas aprendizagens fazem parte desses momentos prazerosos e inesquecíveis.
Quando a criança é estimulada à leitura desde cedo, ela se torna muito mais preparada para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos, pois, assim, criará uma rotina, uma disciplina de leitura que levará para toda vida. Os pais são os maiores exemplos na vida da criança, por isso é importantíssimo o filho presenciar os pais lendo e manipulando livros.
Então, o que está esperando? Estimule seu filho a embarcar na aventura que o livro tem a oferecer, um mundo repleto de curiosidades, novas descobertas e fantasias.
A SACOLA VIAJANTE
A SACOLA VIAJANTE é mais uma atividade planejada a partir da " II MOBILIZAÇÃO PELA LEITURA LITERÁRIA". A sacola contém um livro de histórias com recursos para ser contata pelos pais para toda a família, acompanha uma encadernação com espaço para o registro do momento da contação da história. A sacola foi planejada, elaborada e organizada pela equipe de profissionais e está sendo encaminhada para a casa dos educandos para compartilhar com toda a família
Berçário I
Berçário II
Maternal Período Matutino
Maternal Período Vespertino
Recados Diários na Agenda Sobre Leitura
Com o objetivo de incentivar os pais a contarem histórias para seus filhos, todos os dias durante o período descrito acima, foi encaminhado na agenda da criança um recadinho significativo, abordando a importância dos livros no desenvolvimento infantil.
Data: 17/4 - Segunda-feira
Tema: Corpo
Responsável: Professora Lourdes - Berçário II
Recurso Utilizado: Avental de História
Título: EU SOU ISSO
Data: 18/4 - Terça-feira
Responsáveis: Professoras: Gecy e Jocilei (Estimulação)
Tema: Escola
Recurso utilizado: Dramatização com recursos e cenário
Título:A ESCOLA DO MARCELO
Data: 19/4 - Quarta-feira
Responsável: Professora Gecy - Estimulação
Tema: Meus Colegas
Recursos utilizado: Tapete que conta histórias
Título: TEREZINHA E GABRIELA
Data: 20/4 - Quinta -feira
Responsável: Professora: Nancy Berçário I
Tema: Meus Colegas
Recurso utilizado: Biombo e fantoches
Título: BIBI COMPARTILHA SUAS COISAS
FAMÍLIA NA ESCOLA
II MOBILIZAÇÃO PELA LEITURA LITERÁRIA
CHÁ LITERÁRIO COM A FAMÍLIA
CONVITE
Decoração do espaço do evento - Entrada Principal
Espaço do Buffet
Decoração Interna
Espaço das Lembranças para as Mães
Equipe de profissionais
Recepção das famílias dos educandos
Momento da apresentação das turmas
Apresentação Berçário I
Música: Mamãezinha (Aline Barros)
Apresentação Berçário II
Literatura: Se as coisas fossem Mães (Silvia Orthof)
Apresentação Maternal
Literatura: A Minha Mãe (Anthony Browne)
Público Presente
Momento do coquetel
Entrega das lembranças as MÂES
Nenhum comentário:
Postar um comentário