PROJETO: RETRATOS DA INFÂNCIA
JUSTIFICATIVA
O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “Retratos da infância”, aborda temas e conceitos relacionados ao universo infantil que se amplia na sua convivência escolar, aos poucos reconhecendo-se como integrante desse novo grupo social, diferente da família. As estratégias de trabalho irão oportunizar que as crianças percebam suas características físicas, suas preferências, diferenças e semelhanças em relação aos “outros”, seu corpo e a necessidade de cuidados.
A estratégia que permeará o trabalho será a fotografia, com a qual serão feitos registros de momentos das vivências e experiências infantis, da própria criança, dos colegas e profissionais que convive no ambiente educacional.
A abordagem da Páscoa e o personagem do coelho envolvem a fantasia e a imaginação pertinentes ao universo infantil, portanto, o trabalho com o tema na escola terá o cuidado de explorar o valor da solidariedade e a alimentação saudável, sem enfatizar aspectos de crenças ou comerciais.
PAINEL DE ENTRADA
PAINEL DE PÁSCOA
ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO,
COM CADA TURMA...
BERÇÁRIO I
PROFESSORA FLAVIA
Trabalhando coordenação motora e percepções sensoriais, usando as caixas com objetos.
Explorando a imagem e expressões no espelho
Brincando no túnel, explorando espaço, movimentos e deslocamento.
Brincando e manuseando diferentes objetos.
Cantando e explorando os brinquedos sonoros, trabalhando oralidade e percepções sensoriais.
Atividade na piscina de bolinhas, brincadeira e diversão.
BERÇÁRIO II
PROFESSORA: LOURDES
Trabalhando as percepções sensoriais com o macarrão colorido.
Com a literatura "Chapeuzinho Vermelho" despertando o gosto em ouvir histórias e trabalhando com a percepção visual e auditiva
A partir do trabalho com as fotografias das famílias...reconhecimento de si e do colega. Após, foi construído no coletivo, o painel com as fotografias.
A partir da literatura "Chapéu de Palha" (Mary e Eliardo França), foi realizado um desfile com diferentes chapéis, encaminhados pelas famílias dos alunos.
Explorando percepções e expressões com o auto-retrato no espelho.
Trabalhando coordenação motora, oralidade... Dançando e cantando com a boneca articulada.
MATERNAL
MATUTINO - PROFESSORA: JOCILEI
Dia de receita culinária: Panqueca de cenoura. Explorando texturas, noções matemáticas, linguagem, socialização, coordenação motora fina, os sentidos...
Degustando a panqueca de cenoura. Hummm! Delicia!
Aprimorando coordenação motora fina e percepções sensoriais com a massa de modelar.
Passeando pelo loteamento Vila 7 de Julho... Momento de conhecimento, interação, descobertas e outro...
MATERNAL
VESPERTINO - PROFESSORA: POLIANE
Explorando texturas, coordenação motora e percepções com o jornal. Brincando, rasgando, amassando, espalhando ...
Usando o jornal rasgado e amassado para trabalhar o desenho do corpo humano.
Trabalhando auto retrato no espelho.
Diversão no pátio com a história " Que Mistério" (Mary e Eliardo França).
ESTIMULAÇÃO
PROFESSORA: KELI
Brincando com as bolas coloridas e os potes, ampliando coordenação motora e percepções sensoriais.
Musicalidade, imaginação, curiosidade e diversão com o pano encantado.
Coordenação motora, equilíbrio, manipulação de objetos e noção espacial na atividade de colar as bolas na fita adesiva.
Levando a cenoura para o coelho. Trabalhando coordenação motora ampla, equilíbrio, nação espacial, manipulação de objetos, cuidados e carinho com os animais.
Na pintura com o rolo do papel higiênico e tinta guache, muitas descobertas nas marcas produzidas! Encantamento e diversão!
Atenção e resolução de problemas no jogo da memória, das partes do corpo humano.
Musicalidade, curiosidade e imaginação com os ovos coloridos.
Explorando as partes do corpo no banho da boneca. Pura diversão!
Manipulação de brinquedos de borracha no recipiente com a farinha de trigo.
Trabalhando coordenação motora, equilíbrio e noção espacial, levando a cenoura até a boca do coelho.
ESTIMULAÇÃO
PROFESSORA: JOCILEI
Brincando com espuma no espelho, exploramos imagens de si mesmo e dos colegas, noção espacial e coordenação motora.
Explorando percepção visual, curiosidade e imaginação com as lentes coloridas.
Trabalhando esquema corporal e musicalidade na brincadeiras com as mãos.
Ampliando coordenação motora, equilíbrio e lateralidade brincando na trilha dos pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário