30.4.19



PROJETO: RETRATOS DA INFÂNCIA


JUSTIFICATIVA


          O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “Retratos da infância”, aborda temas e conceitos relacionados ao universo infantil que se amplia na sua convivência escolar, aos poucos reconhecendo-se como integrante desse novo grupo social, diferente da família. As estratégias de trabalho irão oportunizar que as crianças percebam suas características físicas, suas preferências, diferenças e semelhanças em relação aos “outros”, seu corpo e a necessidade de cuidados.
          A estratégia que permeará o trabalho será a fotografia, com a qual serão feitos registros de momentos das vivências e experiências infantis, da própria criança, dos colegas e profissionais que convive no ambiente educacional.
        A abordagem da Páscoa e o personagem do coelho envolvem a fantasia e a imaginação pertinentes ao universo infantil, portanto, o trabalho com o tema na escola terá o cuidado de explorar o valor da solidariedade e a alimentação saudável, sem enfatizar aspectos de crenças ou comerciais. 

Período de execução: 11 de março à 30 de abril.



PAINEL DE ENTRADA
















PAINEL DE PÁSCOA











ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO,
COM CADA TURMA...


BERÇÁRIO I 
PROFESSORA FLAVIA


Trabalhando  coordenação motora e percepções sensoriais, usando as caixas com objetos.


Reconhecendo sua imagem em atividade com as agendas.

Explorando a imagem e expressões no espelho

Brincando no túnel, explorando espaço, movimentos e deslocamento.

Brincando e manuseando diferentes objetos.

 Cantando e explorando os brinquedos sonoros, trabalhando oralidade e percepções sensoriais.

Atividade na piscina de bolinhas, brincadeira e diversão. 






BERÇÁRIO II 

PROFESSORA: LOURDES


Após ouvir a história "O Bonequinho Doce"(Alaide Lisboa de Oliveira), no refeitório fizemos nosso boneco com massa de pão.



Trabalhando as percepções sensoriais com o macarrão colorido.


Com a literatura "Chapeuzinho Vermelho" despertando o gosto em ouvir histórias e trabalhando com a percepção visual e auditiva



A partir do trabalho com as fotografias das famílias...reconhecimento de si e do colega. Após,  foi construído no coletivo, o painel com as fotografias.


A partir da literatura "Chapéu de Palha" (Mary e Eliardo França), foi realizado um desfile com diferentes chapéis, encaminhados pelas famílias dos alunos.


Explorando percepções e expressões com o auto-retrato no espelho.



Trabalhando coordenação motora, oralidade... Dançando e cantando com a boneca articulada.





MATERNAL 
MATUTINO - PROFESSORA: JOCILEI

Dia de receita culinária: Panqueca de cenoura.  Explorando texturas, noções matemáticas, linguagem, socialização, coordenação motora fina, os sentidos...

Degustando a panqueca de cenoura. Hummm! Delicia!

 Aprimorando coordenação motora fina e percepções sensoriais com a massa de modelar.


Passeando pelo loteamento Vila 7 de Julho... Momento de conhecimento, interação, descobertas e outro... 



MATERNAL 
VESPERTINO - PROFESSORA: POLIANE

Explorando texturas, coordenação motora e percepções com o jornal. Brincando, rasgando, amassando, espalhando ...


 Usando o jornal rasgado e amassado para trabalhar o desenho do corpo humano.


Trabalhando auto retrato no espelho.


 Com a música do Elefante...  musicalidade e o trabalho com imagem. 



 Diversão no pátio  com a história " Que Mistério" (Mary e Eliardo França).



ESTIMULAÇÃO
PROFESSORA: KELI

Brincando com as bolas coloridas e os potes, ampliando coordenação motora e percepções sensoriais.


Musicalidade, imaginação, curiosidade e diversão com o pano encantado.


Coordenação motora, equilíbrio, manipulação de objetos e noção espacial na atividade de colar as bolas na fita adesiva. 


Levando a cenoura para o coelho. Trabalhando coordenação motora ampla, equilíbrio, nação espacial, manipulação de objetos,  cuidados e carinho com os animais. 


Na pintura com o rolo do papel higiênico e tinta guache, muitas descobertas nas marcas produzidas! Encantamento e diversão!




 Atenção e resolução de problemas no jogo da memória, das partes do corpo humano. 


Musicalidade, curiosidade e imaginação com os ovos coloridos. 



 Na atividade do circuito para pegar a boneca, aprimoramos coordenação motora, noção espacial e imaginação.


 Explorando as partes do corpo no banho da boneca. Pura diversão!


Manipulação de brinquedos de borracha no recipiente com a farinha de trigo.


Trabalhando coordenação motora, equilíbrio e noção espacial, levando a cenoura até a boca do coelho. 




ESTIMULAÇÃO
PROFESSORA: JOCILEI

Brincando com espuma no espelho, exploramos imagens de si mesmo e dos colegas, noção espacial e coordenação motora.


Enfeitando a árvore da vida com os ovos decorados pelas famílias. Aprimorando a habilidade de manipular objetos, estimular a coordenação e percepção tátil, imaginação e fantasia.

Explorando percepção visual, curiosidade e imaginação com as lentes coloridas.

Trabalhando esquema corporal e musicalidade na brincadeiras com as  mãos. 


 Aprimorando coordenação motora, resolução de problema, percepção visual e tátil no jogo das argolas.


Ampliando coordenação motora, equilíbrio e lateralidade brincando na trilha dos pés.






Nenhum comentário:

Postar um comentário