12.5.16

PROJETO: SOU DA FAMÍLIA



JUSTIFICATIVA

Pretende-se com este projeto refletir sobre a importância da família, permitindo ao aluno reconhecer o seu lugar como membro de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. A família é ponto de referência para a criança, pois é interior da família que ela realiza as primeiras aprendizagens, incorpora valores e constrói o sentimento de pertencer a um grupo social.
O conceito de família abordado está ligado aos laços de afetividade e cuidado, construídos no cotidiano da criança, além dos laços sanguíneos – sempre respeitando os sentimentos e a formação familiar de cada criança.
Cada núcleo familiar constrói um jeito próprio de conviver, possuindo costumes e regras que orientam a criança desde seu nascimento até a chegada na escola, onde ela encontra outro grupo de convivência e aprende a se socializar com a família escolar. Cabe a estes dois grupos unirem esforços para o pleno desenvolvimento da criança, cada um com suas responsabilidades; sendo a família a responsável pela matricula e acompanhamento da vida escolar da criança; a escola responsável manter comunicação aberta com família, expondo também suas regras e compromisso de educar e cuidar.

A união de esforços entre o núcleo familiar e a escola permitirá à criança a construção de sua identidade, reconhecendo-se como pertencente a um grupo familiar, além do desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.  A moradia é estudada como espaço onde a família vive. 

Período de execução: Meses de maio, junho e julho


Painel do hall de entrada



Professoras da turma do  Maternal contam a história "Se as coisas fossem mãe" (Sylvia Orthof) para todos os educandos da creche, no momento da apresentação interna. Atividade proposta nos procedimentos do projeto trabalhado.






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