PROJETO: SOU DA FAMÍLIA
JUSTIFICATIVA
Pretende-se com este projeto refletir sobre a
importância da família, permitindo ao aluno reconhecer o seu lugar como membro
de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. A
família é ponto de referência para a criança, pois é interior da família que
ela realiza as primeiras aprendizagens, incorpora valores e constrói o
sentimento de pertencer a um grupo social.
O conceito de família abordado está ligado
aos laços de afetividade e cuidado, construídos no cotidiano da criança, além
dos laços sanguíneos – sempre respeitando os sentimentos e a formação familiar
de cada criança.
Cada núcleo familiar constrói um jeito próprio
de conviver, possuindo costumes e regras que orientam a criança desde seu
nascimento até a chegada na escola, onde ela encontra outro grupo de
convivência e aprende a se socializar com a família escolar. Cabe a estes dois
grupos unirem esforços para o pleno desenvolvimento da criança, cada um com
suas responsabilidades; sendo a família a responsável pela matricula e
acompanhamento da vida escolar da criança; a escola responsável manter
comunicação aberta com família, expondo também suas regras e compromisso de
educar e cuidar.
A união de esforços entre o núcleo familiar e
a escola permitirá à criança a construção de sua identidade, reconhecendo-se
como pertencente a um grupo familiar, além do desenvolvimento de sentimentos
como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola. A moradia é estudada como espaço onde a
família vive.
Período de execução: Meses de maio, junho e julho
Painel do hall de entrada
Professoras da turma do Maternal contam a história "Se as coisas fossem mãe" (Sylvia Orthof) para todos os educandos da creche, no momento da apresentação interna. Atividade proposta nos procedimentos do projeto trabalhado.
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