ENCONTRO DE ESTUDOS
Data: 2/7 quinta-feira
Local: Creche M. Primeiros Passos
Horário: 7h30 às 11h30
Público:Professores do CMEI Crescendo Juntos e Creche M. Primeiros Passos
Pauta:
Observação, registro e avaliação formativa na Educação Infantil
Pauta:
- O processo de avaliação na Educação Infantil - nível creche;
- Encaminhamento para elaboração e organização dos pareceres descritivos, com o desenvolvimento das crianças;
- Encaminhamento para elaboração e organização do portfólio com o registro das atividades trabalhadas com as crianças durante o primeiro semestre desse ano letivo;
Observação, registro e avaliação formativa na Educação Infantil
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de
1996, estabelece, na Seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31 que a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
A avaliação nessa etapa deve ser processual e destinada a auxiliar
o processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças.
Assim, a avaliação é entendida, prioritariamente, como
um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de
aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas
crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao
professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que
gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar,
orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.
No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas
acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de
seu processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, o professor deve
compartilhar com elas aquelas observações que sinalizam seus avanços e suas
possibilidades de superação das dificuldades.
A avaliação também é um excelente instrumento para que a
instituição possa estabelecer suas prioridades para o trabalho educativo,
identificar pontos que necessitam de maior atenção e reorientar a prática,
definindo o que avaliar, como e quando em consonância com os princípios
educativos que elege.
Para que possa se constituir como um instrumento voltado para
reorientar a prática educativa, a avaliação deve se dar de forma sistemática e
contínua, tendo como objetivo principal a melhoria da ação educativa. O
professor, ciente do que pretende que as crianças aprendam, pode selecionar
determinadas produções das crianças ao longo de um período para obter com mais
precisão informações sobre sua aprendizagem. Os pais, também, têm o direito de
acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, se inteirando dos avanços
e conquistas, compreendendo os objetivos e as ações desenvolvidas pela
instituição.
Professora Cimara faz a abertura do encontro de estudos, justifica a importância e objetivo do mesmo
Professora Marilei
Identidade e autonomia
Professora Roseli
Matemática
Professora Cleciane
Natureza e sociedade
Professora Fábia
Linguagem oral e escrita
Professora Gecy
Artes plásticas e visuais
Professora Vanusa
Professora Vanusa
Música
Professora Enilce
Movimento
Professora Keli
Nenhum comentário:
Postar um comentário