3.7.15

ENCONTRO DE ESTUDOS



Data: 2/7 quinta-feira

Local: Creche M. Primeiros Passos

Horário: 7h30 às 11h30

Público:Professores do CMEI Crescendo Juntos e Creche M. Primeiros Passos
Pauta: 
  • O processo de avaliação na Educação Infantil - nível creche;
  • Encaminhamento para elaboração e organização dos pareceres descritivos, com o desenvolvimento das crianças;  
  • Encaminhamento para elaboração e organização do portfólio com o registro das atividades trabalhadas com as crianças durante o primeiro semestre desse ano letivo;
Professora responsável: Cimara M. Baú
 

                       Observação, registro e avaliação formativa na Educação Infantil


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na Seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31 que a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
A avaliação nessa etapa deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças.
Assim, a avaliação é entendida, prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.
No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, o professor deve compartilhar com elas aquelas observações que sinalizam seus avanços e suas possibilidades de superação das dificuldades.
A avaliação também é um excelente instrumento para que a instituição possa estabelecer suas prioridades para o trabalho educativo, identificar pontos que necessitam de maior atenção e reorientar a prática, definindo o que avaliar, como e quando em consonância com os princípios educativos que elege.
Para que possa se constituir como um instrumento voltado para reorientar a prática educativa, a avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua, tendo como objetivo principal a melhoria da ação educativa. O professor, ciente do que pretende que as crianças aprendam, pode selecionar determinadas produções das crianças ao longo de um período para obter com mais precisão informações sobre sua aprendizagem. Os pais, também, têm o direito de acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, se inteirando dos avanços e conquistas, compreendendo os objetivos e as ações desenvolvidas pela instituição. 

Professora Cimara faz a abertura do encontro de estudos, justifica a importância e objetivo do mesmo



 O processo de avaliação na Educação Infantil
Professora Marilei 



 Identidade e autonomia
Professora Roseli


Matemática
Professora Cleciane
 

Natureza e sociedade
Professora Fábia
 

Linguagem oral e escrita
Professora Gecy
 

Artes plásticas e visuais
Professora Vanusa
 

Música
Professora Enilce
 

Movimento
Professora Keli
 



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