A família é o primeiro ponto de referência
para a criança. É no interior da família que ela realiza as primeiras
aprendizagens, incorpora valores e constrói o sentimento de pertencer a um
grupo social, ligado por laços de afetividade.
Este tema visa estimular o desenvolvimento de
sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na
escola, respeitando as diferenças e o jeito de cada um viver.
A temática da família dá continuidade à
construção da identidade da criança, pelo fato de reconhecer-se como
pertencente a um determinado grupo social, com regras, preceitos, costumes, que
a referenciam como ser humano. A escola explora o tema com objetivo de que a
criança reconheça sua família e a si mesma como membro da família, que pode ter
semelhanças e diferenças em relação à família de seus colegas.
Assim, sua casa é o espaço de segurança, que
aos poucos vai sendo ampliado com sua inserção na escola, consequentemente,
conhecendo outras realidades.
Como cada família precisa de um
espaço para viver e conviver, também serão abordados neste projeto os tipos de
moradia que abrigam as diferentes famílias e as profissões – maneira como cada
família sobrevive.
Período de execução: Maio, junho e julho
MESES DE MAIO E JUNHO
APRESENTAÇÕES
ARTÍSTICAS REALIZADAS NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA
PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.
8/5 Sexta-feira
Maternal
Dramatização da história: "Se as coisas fossem mães" (Sylvia Orthof)
Tema: Mãe
Tema: Mãe
12/5 Terça-feira
Berçário I
Dramatização da música:"Mãe"
Tema: Mãe
20/5 Terça-feira
Berçário II
Dramatizando a história: "A casa feia" (Mary e Eliardo França)
Dramatizando a história: "A casa feia" (Mary e Eliardo França)
Recurso: No biombo com fantoches
Tema: Moradia
Tema: Moradia
27/5 Quarta-feira
Estimulação - Professora Jocilei
Dramatizando o poema: "Quem mora na casinha?"
Tema: Moradia
Horário: 9h
Tema: Festa Junina
Horário: 14h
Dramatizando a música: "Noite de São João" (Galinha Pintadinha)
Tema: Festa Junina
Horário: 9h
BRINCADEIRAS RELACIONADAS AO TEMA DO PROJETO
Berçário II
13/5: Quarta-feira
Maternal
14/5: Quinta-feira
NA COZINHA PREPARANDO RECEITAS CULINÁRIAS
Maternal
19/5 Terça-feira
Preparando o bolo de chocolate...
Berçário II
20/5 Sexta-feira
Preparando o bolo de laranja...
Berçário II
Data: 26/5 terça-feira
Maternal
Data: 29/5 - Sexta-feira
Berçário II
Data: 9/6 - Terça-feira
Auxiliar de produção (brf)
Advogado
Médico
Construtor
Maternal
Data: 12/6 - Sexta-feira
Advogado
Carpinteiro
Pintor
Berçário II
Data: 17/6 - Quarta-feira
Maternal
Data: 18/6 - Quinta-feira
TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
DATA: 11/5
SOPRO
BERÇÁRIO I
Dramatizando a história: "Os três porquinhos" .
Soprando, imitamos o personagem "Lobo".
BERÇÁRIO II
Soprando a tinta no papel, formamos lindas imagens e também trabalhamos a consciência fonológica.
MATERNAL
Trabalhando com o sopro através de instrumentos musicais: corneta, flauta, gaita de boca...
Estimulação - Maternal
Soprando a bola... Marcamos gol! Que legal!!!
1/6 Segunda-feira
Estimulação - Professora Keli
Dançando a música: "Requebradinho"Tema: Festa Junina
Horário: 14h
11/6 Quinta-feira
Berçário I
Dramatizando a música: "Noite de São João" (Galinha Pintadinha)
Tema: Festa Junina
Horário: 9h
A brincadeira
de faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita sua
imaginação, a capacidade de planejar, de
imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada
situação.
Por meio
da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual
adquire autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir de maneira mais ativa
para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer
sozinho, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar
de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando
ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las
melhor.
Ao
olharmos uma criança brincando, achamos que é uma simples ação sem reflexão,
mas vale ressaltar que a atividade do faz de conta é de grande complexidade,
que leva a criança a imitar a representação social possibilitando-a reviver
situações que lhes causam alegria, medo, excitação, raiva e ansiedade, enfim,
por meio da brincadeira as crianças expressam as emoções que mais necessitam
ser trabalhadas para melhor compreensão. Segundo Kishimoto “ao prover de uma
situação imaginativa por meio de uma atividade livre a criança desenvolve a
iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”. (KISHIMOTO,
2003, p.43)
BRINCADEIRAS RELACIONADAS AO TEMA DO PROJETO
Berçário II
13/5: Quarta-feira
Maternal
14/5: Quinta-feira
NA COZINHA PREPARANDO RECEITAS CULINÁRIAS
Maternal
19/5 Terça-feira
Preparando o bolo de chocolate...
Berçário II
20/5 Sexta-feira
Preparando o bolo de laranja...
Berçário II
Data: 26/5 terça-feira
Maternal
Data: 29/5 - Sexta-feira
Berçário II
Data: 9/6 - Terça-feira
Auxiliar de produção (brf)
Advogado
Médico
Construtor
Maternal
Data: 12/6 - Sexta-feira
Advogado
Carpinteiro
Pintor
Berçário II
Data: 17/6 - Quarta-feira
Maternal
Data: 18/6 - Quinta-feira
TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
O desenvolvimento
da consciência fonológica inicia-se desde cedo e vai-se expandindo
progressivamente ao longo da infância. Este desenvolvimento depende das
experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo, das características
específicas de cada criança. Desta forma, pode dizer-se que existem diferentes
etapas no desenvolvimento da consciência fonológica, algumas adquiridas mais
precocemente do que outras, deixando transparecer uma crescente complexidade.
Podendo-se, então, afirmar que a consciência fonológica se desenvolve a
diferentes níveis e em momentos cronológicos distintos.
O trabalho com a
consciência fonológica na Educação Infantil deve ocorrer de forma lúdica e
divertida, bem como, deve ser apropriado à faixa etária em que a criança se
encontra. Deve ocorrer através da exploração de rimas, poemas, músicas,
histórias, jogos de escuta e de linguagem, estes são exemplos de atividades
facilitadoras do desenvolvimento da consciência fonológica na educação
infantil.
DATA: 11/5
SOPRO
BERÇÁRIO I
Dramatizando a história: "Os três porquinhos" .
Soprando, imitamos o personagem "Lobo".
BERÇÁRIO II
Soprando a tinta no papel, formamos lindas imagens e também trabalhamos a consciência fonológica.
MATERNAL
Trabalhando com o sopro através de instrumentos musicais: corneta, flauta, gaita de boca...
Estimulação - Maternal
DATA: 18/5
PRODUÇÃO DE SONS / BOCA
BERÇÁRIO I
Retirando objetos da caixa surpresa, imitamos os sons produzidos.
Retirando objetos da caixa surpresa, imitamos os sons produzidos.
BERÇÁRIO II
Na frente do espelho realizamos e observamos os movimentos com a boca, também a emissão de sons...
Abrir, fechar, mastigar...
Na frente do espelho realizamos e observamos os movimentos com a boca, também a emissão de sons...
Abrir, fechar, mastigar...
MATERNAL
Com a caixa musical, produzimos uma diversidade de sons... Índio, jacaré, telefone, despertador, carro, motocicleta...
Com a caixa musical, produzimos uma diversidade de sons... Índio, jacaré, telefone, despertador, carro, motocicleta...
PRODUÇÃO DE SONS COM A LÍNGUA
Berçário I
Cantando e explorando diversos sons com a língua (estalar, vibrar, dobrar...)
Berçário II
No espelho, com a máscara dos caipiras, realizamos movimentos e produção de sons com a língua...
Maternal
Produção de sons com a língua...
OUVINDO SONS E REPRODUZINDO
Ouvimos e imitamos os sons produzidos no CD...
Campainha, relógio, caminhão, trator, trovão, chuva, vento, buzina...
Berçário I
Berçário II
Maternal
Berçário II
Com os livros sonoros...
Com os livros sonoros...
OUTRAS ATIVIDADES
Berçário I
Identificando os membros da família, através do teatro de mesa...
História: "Um amor de família"
História: "Um amor de família"
Dramatizando a música: "Quem mora na casinha". Todos curiosos para descobrir o que tem dentro de cada casa!
Trabalhando com a fotografia da família de cada criança...
Muita diversão... Brincando de casinha!
Trabalhando a percepção tátil com as texturas das casas.
Berçário II
Pintura com tinta guache no espelho. Pintando a família, explorando texturas, imaginação e criatividade.
Com as fotografias, reconhecemos e identificamos os membros da família de cada educando.
As crianças
interagiram e ficaram muito felizes ao mostrar seus familiares aos colegas.
Com
a música "A casa amarela", trabalhamos as moradias dos educandos e suas respectivas cores.
Na
brincadeira do empurra, empurra... Levamos a fotografia de cada família até a casinha.
Maternal
Aprendendo com o jogo... Quebra-cabeça da família.
Através dos fantoches, trabalhamos os membros da família.
Na trilha dos objetos da mamãe, jogamos o dado e encontramos o objeto correspondente.
No momento da leitura das agendas , trabalhamos com tipos de moradias...
A partir da história: ”Cachinhos de Ouro", realizamos a
receita do mingau da família urso. Trabalhamos com noções matemáticas.
Estimulação - Professora Keli
Desenvolver e estimular o vínculo materno, através de
imagens. Noção de espaço e a coordenação
motora fina.
Fortalecimento do tônus muscular, lateralidade, equílibrio, segurança, situação problema...
Na brincadeira de encontrar os membros da família, trabalhamos com habilidades manuais,
permitindo o movimento de pinça.
Desenvolvendo a linguagem através de imagens (família).
Estimulando a
locomoção, através de jogos (utensílios de cozinha)
Estimulação - Professora Jocilei
Estimulação - Professora Jocilei
Desenhando o caipira no espelho, colorindo e explorando...
Passamos pelo túnel e desenhamos o bigode do
caipira no espelho...
Corrida do ovo: Vai você consegue, mas muito cuidado para
não quebrar o ovo.
Ovo choco galinha sem ovo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário