19.6.15



A família é o primeiro ponto de referência para a criança. É no interior da família que ela realiza as primeiras aprendizagens, incorpora valores e constrói o sentimento de pertencer a um grupo social, ligado por laços de afetividade.

Este tema visa estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola, respeitando as diferenças e o jeito de cada um viver.

A temática da família dá continuidade à construção da identidade da criança, pelo fato de reconhecer-se como pertencente a um determinado grupo social, com regras, preceitos, costumes, que a referenciam como ser humano. A escola explora o tema com objetivo de que a criança reconheça sua família e a si mesma como membro da família, que pode ter semelhanças e diferenças em relação à família de seus colegas.

Assim, sua casa é o espaço de segurança, que aos poucos vai sendo ampliado com sua inserção na escola, consequentemente, conhecendo outras realidades.

            Como cada família precisa de um espaço para viver e conviver, também serão abordados neste projeto os tipos de moradia que abrigam as diferentes famílias e as profissões – maneira como cada família sobrevive. 

Período de execução: Maio, junho e julho

MESES DE MAIO E JUNHO


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS REALIZADAS  NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.

Painel hall de entrada


Na porta... 


8/5 Sexta-feira 

Maternal

Dramatização da história: "Se as coisas fossem mães" (Sylvia Orthof)
Tema: Mãe






12/5 Terça-feira

Berçário I

Dramatização da música:"Mãe"

Tema: Mãe

Horário: 9h 





20/5 Terça-feira

Berçário II
Dramatizando a história: "A casa feia" (Mary e Eliardo França)

Recurso: No biombo com fantoches
Tema: Moradia


Horário:14h





27/5 Quarta-feira

Estimulação - Professora Jocilei

Dramatizando o poema: "Quem mora na casinha?"

Tema: Moradia

Horário: 9h





1/6 Segunda-feira

Estimulação - Professora Keli
Dançando a música: "Requebradinho"
Tema: Festa Junina


Horário: 14h



11/6 Quinta-feira

Berçário I

Dramatizando a música: "Noite de São João" (Galinha Pintadinha)
Tema: Festa Junina

Horário: 9h






16/6 Terça-feira

Maternal

Dramatizando o poema: "Família, família..."
Tema: Família

Horário: 14h






A brincadeira de faz de conta promove para a criança um  momento único de  desenvolvimento, no qual ela exercita sua imaginação, a capacidade de planejar,  de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.

Por meio da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual adquire autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer sozinho, vestir-se, fazer amigos, entre outros.

O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las melhor.

Ao olharmos uma criança brincando, achamos que é uma simples ação sem reflexão, mas vale ressaltar que a atividade do faz de conta é de grande complexidade, que leva a criança a imitar a representação social possibilitando-a reviver situações que lhes causam alegria, medo, excitação, raiva e ansiedade, enfim, por meio da brincadeira as crianças expressam as emoções que mais necessitam ser trabalhadas para melhor compreensão. Segundo Kishimoto “ao prover de uma situação imaginativa por meio de uma atividade livre a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”. (KISHIMOTO, 2003, p.43)
 

BRINCADEIRAS RELACIONADAS AO TEMA DO PROJETO


Berçário II
13/5: Quarta-feira





Maternal
14/5: Quinta-feira










NA COZINHA PREPARANDO RECEITAS CULINÁRIAS

Maternal
19/5 Terça-feira

Preparando o bolo de chocolate... 






Berçário II
20/5 Sexta-feira

Preparando o bolo de laranja...












Berçário II
Data: 26/5 terça-feira









Maternal
Data: 29/5 - Sexta-feira









Berçário II
Data: 9/6 - Terça-feira


Auxiliar de produção (brf)


Advogado


Médico


Construtor



Maternal
Data: 12/6 - Sexta-feira


Advogado



Carpinteiro


Pintor



Berçário II
Data: 17/6 - Quarta-feira








Maternal
Data: 18/6 - Quinta-feira












TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


 O desenvolvimento da consciência fonológica inicia-se desde cedo e vai-se expandindo progressivamente ao longo da infância. Este desenvolvimento depende das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo, das características específicas de cada criança. Desta forma, pode dizer-se que existem diferentes etapas no desenvolvimento da consciência fonológica, algumas adquiridas mais precocemente do que outras, deixando transparecer uma crescente complexidade. Podendo-se, então, afirmar que a consciência fonológica se desenvolve a diferentes níveis e em momentos cronológicos distintos. 
O trabalho com a  consciência fonológica na Educação Infantil deve ocorrer de forma lúdica e divertida, bem como, deve ser apropriado à faixa etária em que a criança se encontra. Deve ocorrer através da exploração de rimas, poemas, músicas, histórias, jogos de escuta e de linguagem, estes são exemplos de atividades facilitadoras do desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil.

DATA: 11/5
SOPRO

BERÇÁRIO I

Dramatizando a história: "Os três porquinhos" .
Soprando, imitamos o personagem "Lobo".





BERÇÁRIO II

Soprando a tinta no papel, formamos lindas imagens e também trabalhamos a consciência fonológica.




MATERNAL

Trabalhando com o sopro através de instrumentos musicais: corneta, flauta, gaita de boca...




Estimulação - Maternal


Soprando a bola... Marcamos gol! Que legal!!!


DATA: 18/5
PRODUÇÃO DE SONS / BOCA

BERÇÁRIO I

Retirando objetos da caixa surpresa, imitamos os sons produzidos.




BERÇÁRIO II

Na frente do espelho realizamos e observamos os movimentos com a boca, também a emissão de sons...
 Abrir, fechar, mastigar...





MATERNAL

Com a caixa musical, produzimos uma diversidade de sons... Índio, jacaré, telefone, despertador, carro, motocicleta...




PRODUÇÃO DE SONS COM A LÍNGUA

Berçário I

Cantando e explorando diversos sons com a língua (estalar, vibrar, dobrar...)




Berçário II

No espelho, com a máscara dos caipiras, realizamos movimentos e produção de sons com a língua...




 

Maternal

Produção de sons com a língua...






OUVINDO SONS E REPRODUZINDO

Ouvimos e imitamos os sons produzidos no CD...
Campainha, relógio, caminhão, trator, trovão, chuva, vento, buzina...

Berçário I





Berçário II







Maternal





IMITANDO OS SONS PRODUZIDOS PELOS ANIMAIS

Berçário I

Com os bichinhos de borracha...





Berçário II

  Com os livros sonoros...




Maternal

Com a caixa surpresa...




OUTRAS ATIVIDADES

Berçário I

Identificando os membros da família, através do teatro de mesa...
História: "Um amor de família"

Dramatizando a música: "Quem mora na casinha". Todos curiosos para descobrir o que tem dentro de cada casa! 

Trabalhando com a fotografia da família de cada criança...

Muita diversão... Brincando de casinha!

Trabalhando a percepção tátil com as texturas das casas.

 Berçário II

 Pintura com tinta guache no espelho. Pintando a família, explorando texturas, imaginação e criatividade.

Com as fotografias, reconhecemos e identificamos os membros da família de cada educando. 
As crianças interagiram e ficaram muito felizes ao mostrar seus familiares aos colegas. 

Com fantoches, ouvimos a literatura "A casa feia" de Mary e Eliardo França. Exploramos os tipos de moradias e seu dono.

 Com a música "A casa amarela", trabalhamos as moradias dos educandos e  suas respectivas cores.

 
Na brincadeira do empurra, empurra... Levamos a fotografia de cada família até a casinha.

Maternal

 Trabalhando a coordenação motora, a partir da técnica de colagem.

 Aprendendo com o jogo... Quebra-cabeça da família.

 Através dos fantoches, trabalhamos os membros da família.

 Na trilha dos objetos da mamãe, jogamos o dado e encontramos o objeto correspondente.

 No momento da leitura das agendas , trabalhamos com tipos de moradias...

A partir da história: ”Cachinhos de Ouro", realizamos a receita do mingau da família urso. Trabalhamos com noções matemáticas.

Estimulação - Professora Keli

Desenvolver  e estimular o vínculo materno, através de imagens. Noção de espaço  e a coordenação motora fina.


Fortalecimento do tônus muscular, lateralidade, equílibrio, segurança, situação problema... 
Na brincadeira de encontrar os membros da família, trabalhamos com habilidades manuais,  permitindo o movimento de pinça.
 
Desenvolvendo a linguagem através de imagens (família).
 
Estimulando a locomoção, através de jogos (utensílios de cozinha)

Estimulação - Professora Jocilei


Desenhando o caipira no espelho, colorindo e explorando...



Passamos pelo túnel e desenhamos o bigode do caipira no espelho...



Corrida do ovo: Vai você consegue, mas muito cuidado para não quebrar o ovo.



Ovo choco galinha sem ovo...

Fique atento, quando ganhar o ovo saia correndo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário