30.4.15


O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “De corpo inteiro” tem por objetivo desenvolver estratégias para que as crianças construam sua identidade, distinguindo-se das outras crianças. É necessário que a criança tenha oportunidades de perceber as “marcas” que a identificam como um ser único, a começar pelo seu nome, características físicas, modos de agir, de pensar e da sua própria história de vida.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola. 
A autonomia, segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos - ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É, ainda na creche, que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.

Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril


Painel: Hall de entrada


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS REALIZADAS SEMANALMENTE NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.

13/3 (Sexta-feira)

MATERNAL


Dramatização da música: "As árvores balançam"






19/3 (quinta-feira)

BERÇÁRIO I


Dramatização da história: "Um belo sorriso" (Mary e Eliardo França)
Recurso: Teatro de sombra






24/3 (terça-feira)

BERÇÁRIO II

Contando a história: "Eu sou isso?" (Vivina de Assis Viana)

Recurso: Avental de histórias







31/3 (terça-feira)

MATERNAL


Dramatizando a história: "Tico: O coelhinho das orelhas caídas"
  (Gerusa Rodrigues Pinto)




2/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
Brincadeiras com o coelho...




Lembrança de Páscoa para os educandos levarem para casa: Coelhinho confeccionado com garrafa pet

   

Painel: Hall de entrada


8/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Jocilei
Dramatizando a poesia: "Meu corpo" (Ruth Rocha)






24/4 (sexta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Keli
Jogos
Tema: Corpo




OUTRAS ATIVIDADES

BERÇÁRIO I

 Percepção tátil: em visuais, diversas texturas com as partes do corpo.

Com recursos variados, dramatizando a música: "Coelhinho da Páscoa"

 Dramatizando a música: "Na cabana da floresta"

 Com o boneco gigante, cantamos várias músicas sobre o nosso corpo.

Trabalhando  as partes do corpo, através da música: "Eu conheço um jacaré"

 Com visuais contando a história: "Pão quente e cenouras frescas".

BERÇÁRIO II

 Com macarrão, trabalhamos a percepção tátil e construímos nosso corpinho.

Trabalhando o corpo humano, através do desenho.

 Através do banho da boneca, exploramos as partes do corpo e hábitos de higiene.

 Na trilha dos pés e mãos, desenvolvemos nossa coordenação motora.

 Incentivando a alimentação saudável.
 A turma do Berçário II preparou um delicioso suco de cenoura.

 Realizando a leitura das agendas com o boneco Jonjoca, construído pela turma.

Todos os educandos foram presenteados com um bonequinho de pano, confeccionado pela professora. Esse boneco foi para casa, a família confeccionou as roupas para vesti-lo e deu um nome para o boneco. Na imagem acima, estamos brincando com os bonequinhos.

Com a boneca articulada, cantamos e dançamos várias músicas, movimento nosso corpinho.

MATERNAL



Trabalhando com o rosto... boca, nariz, olhos, orelha... Muita matemática, história, geografia...


Com a caricatura de um rosto e a língua de sogra, trabalhamos consciência fonológica.


Através da receita do doce de leite ninho, modelamos o  bonequinho doce, identificamos as partes do seu corpo e também saboreamos !


Raciocínio, atenção... para colocar cada parte do corpo no seu devido lugar.


Na trilha das sensações, desenvolvemos a percepção tátil.


Brincadeira com os pés de latas... Equilíbrio, segurança, limites e coordenação motora.

ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA KELI

Com a música da formiguinha, trabalhamos as partes do corpo.

Conhecendo as partes do corpo, com o boneco articulado

Realizando atividades com macarrão espaguete, trabalhamos a coordenação motora fina.

Com a trilha das sensações, trabalhamos a percepção tátil, atenção, equilíbrio, socialização...

Com partes do corpo, participamos de diversas atividades, que contemplaram o nosso desenvolvimento em todos os aspectos.

Muita música, dança e movimento...

ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA JOCILEI


Vestindo o boneco, aprendemos a nos vestir!

Participando de atividades que envolvem circuitos.

 Explorando o faz de conta, a partir das partes do corpo.

Reconhecendo as partes do corpo, através dos jogos.

Com o jogo do quebra cabeça, trabalhamos com tamanhos, quantidades...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário