O trabalho a ser
desenvolvido dentro do projeto “De corpo
inteiro” tem por objetivo desenvolver estratégias para que as crianças construam
sua identidade, distinguindo-se das outras crianças. É necessário que a criança
tenha oportunidades de perceber as “marcas” que a identificam como um ser
único, a começar pelo seu nome, características físicas, modos de agir, de
pensar e da sua própria história de vida.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola.
Na construção de sua identidade a criança vai aos poucos conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e limites, sempre considerando suas origens – sua cultura, família, o ambiente onde vive. Esse conhecimento sobre si mesmo começa no início da vida de cada criança e segue pela vida toda, porém, é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche e na pré-escola. Nessa construção, ganham importância as pessoas com as quais as crianças estabelecem vínculos – na família e na escola.
A
autonomia, segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é
"a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando
em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do
outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os
dentes ou calçar os sapatos - ter autonomia significa ter vontade própria e ser
competente para atuar no mundo em que vive. É, ainda na creche, que a criança
conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar,
forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.
Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril
Tempo de execução: 2 de março à 30 de abril
Painel: Hall de entrada
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS REALIZADAS SEMANALMENTE NO HALL DE ENTRADA, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO TRABALHADO, REUNINDO TODOS OS EDUCANDOS.
13/3 (Sexta-feira)
MATERNAL
Dramatização da música: "As árvores balançam"
19/3 (quinta-feira)
BERÇÁRIO I
24/3 (terça-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "Eu sou isso?" (Vivina de Assis Viana)
Recurso: Avental de histórias
31/3 (terça-feira)
MATERNAL
2/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
Brincadeiras com o coelho...
Lembrança de Páscoa para os educandos levarem para casa: Coelhinho confeccionado com garrafa pet
Painel: Hall de entrada
8/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Jocilei
Dramatizando a poesia: "Meu corpo" (Ruth Rocha)
24/4 (sexta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Professora Keli
OUTRAS ATIVIDADES
BERÇÁRIO I
Percepção tátil: em visuais, diversas texturas com as partes do corpo.
Com recursos variados, dramatizando a música: "Coelhinho da Páscoa"
Dramatizando a música: "Na cabana da floresta"
Com o boneco gigante, cantamos várias músicas sobre o nosso corpo.
Trabalhando as partes do corpo, através da música: "Eu conheço um jacaré"
Com visuais contando a história: "Pão quente e cenouras frescas".
BERÇÁRIO II
Com macarrão, trabalhamos a percepção tátil e construímos nosso corpinho.
Trabalhando o corpo humano, através do desenho.
Através do banho da boneca, exploramos as partes do corpo e hábitos de higiene.
Na trilha dos pés e mãos, desenvolvemos nossa coordenação motora.
Incentivando a alimentação saudável.
A turma do Berçário II preparou um delicioso suco de cenoura.
A turma do Berçário II preparou um delicioso suco de cenoura.
Realizando a leitura das agendas com o boneco Jonjoca, construído pela turma.
Todos os educandos foram presenteados com um bonequinho de pano, confeccionado pela professora. Esse boneco foi para casa, a família confeccionou as roupas para vesti-lo e deu um nome para o boneco. Na imagem acima, estamos brincando com os bonequinhos.
Com a boneca articulada, cantamos e dançamos várias músicas, movimento nosso corpinho.
MATERNAL
Trabalhando com o rosto... boca, nariz, olhos, orelha... Muita matemática, história, geografia...
Com a caricatura de um rosto e a língua de
sogra, trabalhamos consciência fonológica.
Através da receita do
doce de leite ninho, modelamos o
bonequinho doce, identificamos as partes do seu corpo e também saboreamos !
Raciocínio, atenção... para colocar cada parte do corpo no seu devido lugar.
Na trilha das sensações, desenvolvemos a percepção tátil.
Brincadeira com os pés de latas... Equilíbrio, segurança, limites e coordenação motora.
ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA KELI
Com a música da formiguinha, trabalhamos as partes do corpo.
Conhecendo as partes do corpo, com o boneco articulado
Realizando atividades com macarrão espaguete, trabalhamos a coordenação motora fina.
Com a trilha das sensações, trabalhamos a percepção tátil, atenção, equilíbrio, socialização...
Com partes do corpo, participamos de diversas atividades, que contemplaram o nosso desenvolvimento em todos os aspectos.
Muita música, dança e movimento...
ESTIMULAÇÃO - PROFESSORA JOCILEI
Vestindo o boneco, aprendemos a nos vestir!
Explorando o faz de conta, a partir das partes do corpo.
Reconhecendo as partes do corpo, através dos jogos.
Com o jogo do quebra cabeça, trabalhamos com tamanhos, quantidades...
Nenhum comentário:
Postar um comentário