19.2.15

O início do ano letivo é momento de muitas expectativas para todos os membros da comunidade escolar, mas especialmente para o aluno – que é o foco principal do processo educacional.
A expectativa do período de volta às aulas, independente, da etapa de ensino a ser cursada pelo aluno pode ser aproveitada pela equipe escolar para criar vínculos afetivos que tornem a escola um local de experiências prazerosas. Em relação aos pais, a escola tem o dever de acolher e orientar sobre as práticas e a experiência da instituição no período de adaptação dos menores e retorno dos maiores à rotina escolar.
 A incorporação de alguns princípios psicológicos por parte da educação fez com que a escola reconhecesse que cada aluno é um ser em formação, levando em consideração os sentimentos, as emoções, a individualidade, a construção do processo de socialização e assim, percebesse a necessidade de elaborar procedimentos específicos para este momento educacional, visando receber a criança e sua família da melhor forma possível.
Desta maneira, justifica-se o planejamento cuidadoso de recepção aos alunos, minimizando as angustias e o estresse gerado nos envolvidos, proporcionando confiança na escola e no trabalho desenvolvido.

Entrada da creche


Hall de entrada



A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. 
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo. 
Dessa forma, é fundamental dar à criança a oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons.

Berçário I
Música: "Os três palhacinhos"


Berçário II
Música: "Palhaço Picolé"




Maternal
Música: "Palhacinho atrapalhado"





Lembrança para os educandos levarem para casa: Pirulito do Patati e Patatá


Outras atividades

Berçário I


Com a música “Minha frutinha”, utilizando palitoches, estimulando as crianças a comer as frutas.

 Com a música Palhacinho Pimpão, exploramos os adereços do palhaço.

 Com o chapéu do palhaço, realizando a leitura das agendas.

 Explorando os sons do livro “Patati e Patatá na fazenda” 

 Brincando e cantando com os personagens do livro.

Com os animais da fazenda do Patati e do Patatá, cantamos diversas músicas

Berçário II

 Com a música do “Palhaço Picolé”, brincamos de soprar bolinhas.

 Cantando e dançando a música do “Palhaço Pimpão” com balões.



Com os chocalhos, cantamos músicas de palhaço.

Maternal

Com a caixa musical, cantamos  diversas músicas com os palitoches dos animais

 Com a música “Palhaço Picolé”, exploramos os personagens do painel

 Com a caixa surpresa, exploramos a vestimenta do palhaço Picolé

 Jogo do dado com os adereços do palhaço

Saco surpresa com os personagens do painel

Procurando o palhaço Picolé

Nenhum comentário:

Postar um comentário