14.5.14

PROJETO EU SOU O BICHO

PROJETO: "EU SOU O BICHO"


O trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “Eu sou o Bicho!” tem por objetivo construir estratégias para que as crianças percebam características gerais que identificam a espécie humana, comparando o que temos em comum com os animais e o que nos diferencia.

É preciso que cada criança perceba que possui especificidades que a caracterizam, como sujeito que sente e pensa o mundo de um jeito próprio. A comparação com os animais permite que as crianças realizem interações com o meio ambiente, possibilita aprendizagens de corpo inteiro, nas quais manipula objetos concretos, destina atenção curiosa, vivencia sensações, emoções que tornam o ato de aprender prazeroso.

Assim, interagindo sobre o meio, a criança amplia sua compreensão sobre o  mundo  social e natural. Além disso, é uma das condições para que elas possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.

TEMPO DE EXECUÇÃO: 10/3 À 30/4

PAINEL HALL DE ENTRADA


ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO NO HALL DE ENTRADA

14/3 (Sexta-feira)
MATERNAL

Dramatização da música: "Imitando os animais"



Período Matutino






Período Vespertino
 


19/3 (quarta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatização da história: "A boca do sapo"
Recurso: Teatro de sombra

Período Matutino



Período Vespertino
 


25/3 (terça-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "A galinha choca"
Recurso: Avental de histórias

Período Matutino
 


Período Vespertino
 


4/4 (sexta-feira)
MATERNAL
Dramatizando a história: "A margarida friorenta"

Período Matutino 



 Período Vespertino



10/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "Pão quente, cenouras frescas"
Recurso: Teatro de mesa

Período matutino



Período Vespertino
 


16/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Dramatização da música: "Na cabana da floresta"

Período Matutino



 Período Vespertino



24/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatizando a música: "Atirei o pau no gato"

Período Matutino



Período Vespertino



30/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
TODAS AS TURMAS
"O corpo em movimento!"







VISITAS EDUCATIVAS

LOCAL: SERP
DATA: 24/3/2014







LOCAL: PARQUE ECOLÓGICO TRÊS PINHEIROS
DATA: 15/4/2014







LOCAL: SÍTIO DO SR. LUIZ ROSSETI - VILA SÃO JOSÉ - OURO

DATA: 28/4/2014










Momento da socialização do lanche




OUTRAS ATIVIDADES  REALIZADAS PELAS

 TURMAS, A PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO...


BERÇÁRIO I

 Com a literatura "Os sons dos animais", cantamos e imitamos os sons dos animais da fazenda


 Dramatizando a história "A galinha choca"


 Com o recurso da televisão construida pelas professoras, visualizamos diversas imagens de animais domésticos.


 Com o tapete mágico, trabalhamos as partes do corpo...


 O peixinho dourado visitou a turma do Berçário I... Todos queriam pegar o peixe dentro do aquário!

BERÇÁRIO II

Trabalhando com as partes do corpo... Colocando cada parte no seu devido lugar!


Com o dado dos sentidos, trabalhamos a atenção, concentração e a coordenação motora fina.

Com o jogo do quebra cabeça, trabalhamos com as partes do corpo.


Com a trilha das texturas, experimentamos diferentes sensações...

MATERNAL 

Período matutino

Levando cada pintinho até o seu ovo... Trabalhamos matemática.


Classificando os pintinhos.... Cada pintinho no seu ninho!


Com o dominó dos animais, exploramos os animais e suas características. Estabelecemos relação com o nosso corpo...


Com o quebra cabeça do corpo humano, reconhecemos as partes, trabalhamos quantidades, cores, formas...


O coelhinho veio visitar a turma do Maternal... Quanta curiosidade!

Período vespertino


Com o jogo das argolas e a joaninha, relacionamos cores, tamanhos,quantidades... Trabalhamos lateralidade, linguagem, percepção visual, atenção, coordenação motora ampla e fina...


Com o jogo do quebra-cabeça, montamos os animais já trabalhados.


Com o boneco articulado, trabalhamos as partes do corpo.


Modelando com massa de docinho, desenvolvemos noções matemáticas, coordenação motora fina, criatividade e paladar! Huumm que delícia!

Contornando o corpo da nossa colega Helloysa, trabalhamos esquema corporal...

AULAS DE ESTIMULAÇÃO

PROFESSORA MARIZA


Massageando as partes do corpo com balões de areia...


Através do circuito da teia de aranha, trabalhamos esquema corporal.



Quebra cabeça dos animais... Muita estimulação!

Trilha das texturas... Muitas sensações e descobertas com o sentido do tato.


Atividade de circuito: Levando a cestinha com cenouras para o Seu Coelho.



PROFESSORA GECY

Com a bandeja das sensações, trabalhamos a percepção tátil.
 
 Levando os ovos até o ninho da Galinha choca, desenvolvemos noção de espaço, lateralidade, direção, atenção, coordenação motora ampla...

Impressão das patas dos animais com chinelos de EVA.
 
 
Sobe, desce, dentro e fora... Com a escada exploramos as possibilidades do nosso corpo e trabalhamos segurança, equilíbrio, autonomia...
 
Trabalhando com a gelatina... Experimentamos novas sensações táteis e desenvolvemos a criatividade e iniciativa!

Atividade de circuito: Trabalhamos força, atenção, equilíbrio, socialização, coordenação motora ampla e fina, linguagem, percepção visual e auditiva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário