O
trabalho a ser desenvolvido dentro do projeto “Eu sou o Bicho!” tem por
objetivo construir estratégias para que as crianças percebam características
gerais que identificam a espécie humana, comparando o que temos em comum com os
animais e o que nos diferencia.
É
preciso que cada criança perceba que possui especificidades que a caracterizam,
como sujeito que sente e pensa o mundo de um jeito próprio. A comparação com os
animais permite que as crianças realizem interações com o meio ambiente,
possibilita aprendizagens de corpo inteiro, nas quais manipula objetos
concretos, destina atenção curiosa, vivencia sensações, emoções que tornam o
ato de aprender prazeroso.
Assim,
interagindo sobre o meio, a criança amplia sua compreensão sobre o mundo social e natural. Além disso, é uma das
condições para que elas possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e
preservação à vida e ao meio ambiente.
TEMPO DE EXECUÇÃO: 10/3 À 30/4
PAINEL HALL DE ENTRADA
ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO NO HALL DE ENTRADA
14/3 (Sexta-feira)
MATERNAL
Dramatização da música: "Imitando os animais"
Período Matutino
Período Vespertino
19/3 (quarta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatização da história: "A boca do sapo"
Recurso: Teatro de sombra
Período Matutino
Período Vespertino
25/3 (terça-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "A galinha choca"
Recurso: Avental de histórias
Período Matutino
Período Vespertino
4/4 (sexta-feira)
MATERNAL
Dramatizando a história: "A margarida friorenta"
Período Matutino
Período Vespertino
10/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO II
Contando a história: "Pão quente, cenouras frescas"
Recurso: Teatro de mesa
Período matutino
Período Vespertino
16/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
Dramatização da música: "Na cabana da floresta"
Período Matutino
Período Vespertino
24/4 (quinta-feira)
BERÇÁRIO I
Dramatizando a música: "Atirei o pau no gato"
Dramatizando a música: "Atirei o pau no gato"
30/4 (quarta-feira)
ESTIMULAÇÃO
TODAS AS TURMAS
"O corpo em movimento!"
TODAS AS TURMAS
"O corpo em movimento!"
VISITAS EDUCATIVAS
LOCAL: SERP
DATA: 24/3/2014
LOCAL: PARQUE ECOLÓGICO TRÊS PINHEIROS
DATA: 15/4/2014
LOCAL: SÍTIO DO SR. LUIZ ROSSETI - VILA SÃO JOSÉ - OURO
OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS
TURMAS, A
PARTIR DA PROPOSTA DO PROJETO...
BERÇÁRIO I
Dramatizando a história "A galinha choca"
Com o recurso da televisão construida pelas professoras, visualizamos diversas imagens de animais domésticos.
Com o tapete mágico, trabalhamos as partes do corpo...
O peixinho dourado visitou a turma do Berçário I... Todos queriam pegar o peixe dentro do aquário!
BERÇÁRIO II
Trabalhando com as partes do corpo... Colocando cada parte no seu devido lugar!
Com o dado dos sentidos, trabalhamos a atenção, concentração e a coordenação motora fina.
Com o jogo do quebra cabeça, trabalhamos com as partes do corpo.
Com a trilha das texturas, experimentamos diferentes sensações...
MATERNAL
Período matutino
Levando cada pintinho até o seu ovo... Trabalhamos matemática.
Classificando os pintinhos.... Cada pintinho no seu ninho!
Com o dominó dos animais, exploramos os animais e suas características. Estabelecemos relação com o nosso corpo...
Com o quebra cabeça do corpo humano, reconhecemos as partes, trabalhamos quantidades, cores, formas...
O coelhinho veio visitar a turma do Maternal... Quanta curiosidade!
Período vespertino
Com o jogo das argolas e a joaninha, relacionamos cores, tamanhos,quantidades... Trabalhamos lateralidade, linguagem, percepção visual, atenção, coordenação motora ampla e fina...
Com o jogo das argolas e a joaninha, relacionamos cores, tamanhos,quantidades... Trabalhamos lateralidade, linguagem, percepção visual, atenção, coordenação motora ampla e fina...
Com o jogo do quebra-cabeça, montamos os animais já trabalhados.
Com o boneco articulado, trabalhamos as partes do corpo.
Modelando com massa de docinho, desenvolvemos noções matemáticas, coordenação motora fina, criatividade e paladar! Huumm que delícia!
Contornando o corpo da nossa colega Helloysa, trabalhamos esquema corporal...
PROFESSORA GECY
Com a bandeja das sensações, trabalhamos a percepção
tátil.
Levando os ovos até o ninho da Galinha choca, desenvolvemos noção de espaço, lateralidade, direção, atenção, coordenação motora ampla...
Impressão das patas dos animais com chinelos de EVA.
Sobe, desce, dentro e fora... Com a escada exploramos as possibilidades do nosso corpo e trabalhamos segurança, equilíbrio, autonomia...
Trabalhando com a gelatina... Experimentamos novas sensações táteis e desenvolvemos a criatividade e iniciativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário