O meio natural provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças e A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo. Em função disso, a percepção das plantas como os seres vivos oferecem inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo natural.
Segundo o RCNEI (2002), neste bloco os objetivos envolvem estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais e a percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
As plantas são a base de toda a biodiversidade devido a sua importante função de produtora. Entretanto costumam ser menos reconhecidas como seres vivos entre as crianças de quatro a seis anos de idade, principalmente entre aquelas que vivem em comunidades urbanas.
TEMPO DE EXECUÇÃO: De 9 de setembro a 4 de outubro de 2013
PAINEL
ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO
12/9 - Quinta-feira
Maternal
Poesia: "A árvore e seus amiguinhos"
-Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
- Bom dia, Senhora Árvore!
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
- Somos muitas crianças, tua sombra viemos procurar,
também os teus frutinhos
queremos experimentar;
o teu cantinho é gostoso,
teu ar puro é proteção;
o teu fruto delicioso,
é doce alimentação...
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
- Somos muitas crianças, tua sombra viemos procurar,
também os teus frutinhos
queremos experimentar;
o teu cantinho é gostoso,
teu ar puro é proteção;
o teu fruto delicioso,
é doce alimentação...
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?
- Somos os passarinhos,
em ti faremos nossos ninhos;
aqui viveremos contentes,
a cantar pra toda gente.
A árvore se dirige as flores:
- Vocês aí, quem são?
- Somos as flores,
que a primavera traz,
flores que nascem da terra,
flores que jogas no chão...
Nós nos misturamos assim,
numa alegria de cores,
e fica todo o teu jardim,
enfeitadinho de flores...
A árvore exclama, contente:
- Estou contente, tenho muitos amiguinhos no meu jardim!
- Somos os passarinhos,
em ti faremos nossos ninhos;
aqui viveremos contentes,
a cantar pra toda gente.
A árvore se dirige as flores:
- Vocês aí, quem são?
- Somos as flores,
que a primavera traz,
flores que nascem da terra,
flores que jogas no chão...
Nós nos misturamos assim,
numa alegria de cores,
e fica todo o teu jardim,
enfeitadinho de flores...
A árvore exclama, contente:
- Estou contente, tenho muitos amiguinhos no meu jardim!
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
17/9 - Terça-feira
Berçário I
História: O Vento (Mary e Eliardo França)
Recurso: Avental de histórias
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO MATUTINO
20/9 - Sexta-feira
Berçário II
Dramatização da música: A árvore e o meninoPERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
24/9 - Segunda-feira
Professoras de estimulação
Dramatizando a história: "A galinha ruiva"PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
LEMBRANÇA - BOLO DE FUBÁ DA GALINHA RUIVA COM A RECEITA
26/9 Quinta-feira
Berçário I
Dramatização da música: "A sementinha"PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
30/9 Segunda-feira
Berçário II
Dramatizando a história: "Caco, o Brócolis"PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
3/10 Quinta-feira
Maternal
Dramatização da música: "A linda rosa juvenil"
PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário