12.9.13

PROJETO FOLCLORE
Ciranda cirandinha vamos todos cirandar... 
O folclore é a expressão da cultura e da identidade de um povo. E, de acordo com Carlos Rodrigues Brandão (apud SILVA, 2008), a cultura “é um conjunto diverso, múltiplo de maneiras de produzir sentido, uma infinidade de formas de ser, de viver, de pensar, de sentir, de falar, de produzir e expressar saberes, não existindo, [...] uma só cultura, ou culturas mais ricas ou evoluídas que outras tampouco, gente ou povos sem cultura”.  
A cultura popular, portanto, concebida como um sistema  de conhecimentos, sentidos e significados, trazer para a escola,  no processo educacional, toda a riqueza da experiência de diferentes formas de compreender e interpretar o real, a vida e a condição humana.  
Esse eixo temático permite ao professor materializar as linguagens artísticas populares, as brincadeiras, histórias contadas ou cantadas, parlendas, trava- línguas  e adivinhas no dia-a-dia de sala de aula.  
Neste sentido, incorporar os saberes de origem popular aos conteúdos curriculares é uma necessidade cada vez mais presente, na medida em que, contemporaneamente, há uma estreita relação entre a valoração da experiência de vida de cada indivíduo com o processo ensino-aprendizagem e a democratização do saber. Ainda mais se tomarmos como referência a cultura brasileira e, sua multiplicidade de manifestações artísticas e culturais.  

Tempo de Execução: Agosto de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO NO HALL DE ENTRADA
14/8 Quarta-feira

Maternal

Dramatização da música: Saci Pererê

Horário: 9h / 14h








16/8 Sexta-feira

Berçário I

Dramatização da literatura infantil: Saci Pererê

Recurso: Retroprojetor

Horário: 9h / 14h










19/8 Segunda-feira

Profissionais do Berçário II
Dramatização da história: "Um dia de sol..."
Recurso: Teatro de mesa
Horário: 9h / 14h





22/8 Quinta-feira
Maternal
Apresentação da dança: Sambalelê
Horário: 9h /14h





27/8 Terça-feira
Professora de estimulação
Brincadeiras
(Horário: 9h / 14h)








30/8 Sexta-feira
Profissionais do Berçário II
Dramatização da história: Aniversário do Saci
Recurso: Teatro de sombra
Horário: 9h / 14h




OUTRAS ATIVIDADES


BERÇÁRIO I


 LEITURA DAS AGENDAS COM O FANTOCHE DO SACI

 DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA: "O ANIVERSÁRIO DO SACI"

 DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA: "O SAPO CURURU"

 BRINCANDO COM OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

 TRABALHANDO COM A MÚSICA: "O BOI DA CARA PRETA"

BRINCANDO DE ESCONDE - ESCONDE



BERÇÁRIO II


TRABALHANDO ATRAVÉS DE VISUAIS A HISTÓRIA: "UM DIA DE SOL"

PINTANDO O SACI, PERSONAGEM DO FOLCLORE
TÉCNICA: PINTURA A DEDO COM TINTA

COM  PERSONAGENS DO FOLCLORE, EM DIFERENTES TEXTURAS, BRINCAMOS COM O SENTIDO DO TATO

BRINCANDO, DANÇANDO E IMITANDO O SACI PERERÊ

REALIZANDO TÉCNICA DE MOSAICO NA PERSONAGEM DO FOLCLORE "IARA"

JOGO DE BOLICHE! DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM...

OUVINDO A HISTÓRIA: "O ANIVERSÁRIO DO SACI"

MATERNAL

PERÍODO MATUTINO

 JOGO: COM CAIXAS DE LEITE, O QUEBRA CABEÇA DO SACI

 LEITURA DAS AGENDAS, TENDO COMO RECURSO O CHAPÉU DO SACI

 CONFECCIONADO COM MEIA E JORNAL AMASSADO, O BOITATÁ, PERSONAGEM DO FOLCLORE.

 CIRCUITO... LEVANDO O BOITATÁ ATÉ O SEU NINHO.

 DESFILANDO COM O COLAR E A PERUCA DO CURUPIRA

PERÍODO VESPERTINO

COM O PERSONAGEM BOITATÁ, TRABALHANDO ATIVIDADE DE CIRCUITO.

 ATIVIDADE COM A PESCARIA, TENDO COMO RECURSO A PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO, "IARA".

 CONFECCIONANDO O CACHIMBO DO SACI, COM MATERIAL DE SUCATA.

 SEGUINDO AS PEGADAS DO CURUPIRA... NOS LOCALIZAMOS NO ESPAÇO, APRENDEMOS CORES, PARES...

 LEVANDO CADA SACI ATÉ A SUA CASA, TRABALHAMOS A CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA


ESTIMULAÇÃO COM A PROFESSORA GECY



COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DO SACI

CADA SACI COM SEU CHAPÉU!  TRABALHANDO MATEMÁTICA.

CONTANDO HISTÓRIA: "TEM FOLCLORE NA FLORESTA"

JOGO DO BOLICHE COM OS PERSONAGENS DO FOLCLORE.

CAIXA MUSICAL.  EXPLORANDO ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

COM O DADO DAS CORES, TRABALHAMOS RELAÇÕES, CONHECEMOS AS CORES...

JOGO DA MEMÓRIA COM PERSONAGENS DO FOLCLORE.QUANTA APRENDIZAGEM COM ESSE JOGO!

BRINCANDO DE CABRA-CEGA, CONHECEMOS A CULTURA POPULAR E DESENVOLVEMOS A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA, O SENTIDO DO TATO...

REALIZANDO BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.





Um comentário: