30.5.16

CONEXÃO SUSTENTÁVEL ALCOA


Na data de 25 de maio, quarta-feira, no período matutino, as educadoras de Estimulação Gecy do CMEI Crescendo Juntos e Vanusa da Creche M. Primeiros Passos, participaram do evento “Conexão Sustentável Alcoa” no município de Piratuba. A participação das profissionais foi oportunizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal. A Conexão Sustentável Alcoa é um projeto itinerante que leva teatro e cinema gratuitos a cidades de seis estados e tem o foco na conservação do meio ambiente. Momento de conhecimento e interação dos assuntos referentes aos cuidados e preservação do meio ambiente.












ENCONTRO DE ESTUDOS

Professoras das Creches Crescendo Juntos e Primeiros Passos, participam de Encontro de Estudos na data de 24 de maio, terça-feira, no espaço da Creche Primeiros Passos. O encontro teve como pauta a socialização do Projeto: "Roupa remendada da Roça" que será trabalhado no mês de junho.





19.5.16

VISITA EDUCATIVA - TURMA DO MATERNAL


Na data de 17/5 terça-feira, a turma do Maternal realizou uma visita na casa do educando Matheus. A atividade está contemplada no projeto trabalhado: "Sou da família".











18 DE MAIO DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Profissionais das creches Crescendo Juntos e Primeiros Passos participaram representando essas Instituições de Ensino.





17.5.16



Professores e auxiliares de professores das creches Crescendo Juntos e Primeiros Passos, participaram da VI SEMANA PEDAGÓGICA promovida pela Escola de Educação Básica Mater Dolorum. Aconteceu nos dias 12 e 13 do corrente mês. Essas capacitações contribuem e muito para a qualidade do trabalho na educação oferecida aos nossos educandos.













12.5.16

PROJETO: SOU DA FAMÍLIA



JUSTIFICATIVA

Pretende-se com este projeto refletir sobre a importância da família, permitindo ao aluno reconhecer o seu lugar como membro de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. A família é ponto de referência para a criança, pois é interior da família que ela realiza as primeiras aprendizagens, incorpora valores e constrói o sentimento de pertencer a um grupo social.
O conceito de família abordado está ligado aos laços de afetividade e cuidado, construídos no cotidiano da criança, além dos laços sanguíneos – sempre respeitando os sentimentos e a formação familiar de cada criança.
Cada núcleo familiar constrói um jeito próprio de conviver, possuindo costumes e regras que orientam a criança desde seu nascimento até a chegada na escola, onde ela encontra outro grupo de convivência e aprende a se socializar com a família escolar. Cabe a estes dois grupos unirem esforços para o pleno desenvolvimento da criança, cada um com suas responsabilidades; sendo a família a responsável pela matricula e acompanhamento da vida escolar da criança; a escola responsável manter comunicação aberta com família, expondo também suas regras e compromisso de educar e cuidar.

A união de esforços entre o núcleo familiar e a escola permitirá à criança a construção de sua identidade, reconhecendo-se como pertencente a um grupo familiar, além do desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.  A moradia é estudada como espaço onde a família vive. 

Período de execução: Meses de maio, junho e julho


Painel do hall de entrada



Professoras da turma do  Maternal contam a história "Se as coisas fossem mãe" (Sylvia Orthof) para todos os educandos da creche, no momento da apresentação interna. Atividade proposta nos procedimentos do projeto trabalhado.






11.5.16

VISITA EDUCATIVA

Na data de 10/5 terça-feira, a turma do Berçário II realizou uma visita na casa da educanda Maria Thereza. A atividade está contemplada no projeto trabalhado: "Sou da família".