18.9.13

ENCONTRO DE ESTUDOS COM OS PROFESSORES DO CMEI CRESCENDO JUNTOS E DA CRECHE M. PRIMEIROS PASSOS

Data: 10/9/2013 - Terça-feira
Horário: 7h30min às 11h30min
Local: Creche M. Primeiros Passos
Responsável: Cimara M. Baú
Pauta: Estudo, organização e planejamento das atividades a partir da proposta do projeto "Plantas - Curiosos por natureza".



 

13.9.13

CMEI CRESCENDO JUNTOS PARTICIPA DAS ATIVIDADES ALUSIVAS A SEMANA DA PÁTRIA

Os 191 anos de Independência do Brasil foram comemorados em grande estilo em Capinzal. A programação da Semana da Pátria organizada pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes iniciou no dia 1º de setembro com a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino da Independência e hasteamento das bandeiras. Na mesma data foram entregues fitas verdes e amarelas aos motoristas que participavam da Procissão Motorizada de São Cristovão.

As atividades tiveram sequência durante toda a semana com execução dos hinos, hasteamento das bandeiras, manifestação dos oradores e apresentações cívicas dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade do município.

Foi lançado o Projeto "Pequeno Cidadão", que motiva educandos e familiares a solicitar a nota fiscal no ato da compra e com isso dificultar a sonegação fiscal.

Para encerrar a programação da Semana da Pátria, aconteceu no último sábado o Desfile de 7 de Setembro. Participaram cerca de 59 grupos compostos por educandos e profissionais das escolas municipais, estaduais e particulares de Capinzal, alunos das oficinas do Departamento de Cultura, representantes de entidades, representantes da segurança pública, integrantes da sociedade civil, além de um grupo formado por ex-soldados do Exercito Brasileiro.
ESTÁ DE PARABÉNS TODA A EQUIPE DA ADMINISTRAÇÃO, INCLUSIVE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES QUE PLANEJARAM, ORGANIZARAM E CONCRETIZARAM ESSE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO, TAMBÉM A TODOS QUE PARTICIPARAM E CONTRIBUÍRAM PARA O GRANDE SUCESSO DESSE EVENTO.









DURANTE A SEMANA DE 2 A 7 DE SETEMBRO, VÁRIAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM OS EDUCANDOS NO ESPAÇO DA CRECHE, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DESDE O BERÇO.

BERÇÁRIO II 

 A PARTIR DA BANDEIRA, FOI TRABALHADO  AS CORES QUE REPRESENTAM A NOSSA PÁTRIA






ESTIMULAÇÃO COM A PROFESSORA GECY

UTILIZANDO A BANDEIRA DO BRASIL E O HINO NACIONAL,COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS, UMA DIVERSIDADE DE ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS...


COM TINTA...
CARIMBO DAS MÃOZINHAS DOS EDUCANDOS...

COM INSTRUMENTOS MUSICAIS...



APRESENTAÇÃO DA TURMA DO MATERNAL - MÚSICA TEMA DA COPA DO MUNDO DE 2014





12.9.13

PROJETO FOLCLORE
Ciranda cirandinha vamos todos cirandar... 
O folclore é a expressão da cultura e da identidade de um povo. E, de acordo com Carlos Rodrigues Brandão (apud SILVA, 2008), a cultura “é um conjunto diverso, múltiplo de maneiras de produzir sentido, uma infinidade de formas de ser, de viver, de pensar, de sentir, de falar, de produzir e expressar saberes, não existindo, [...] uma só cultura, ou culturas mais ricas ou evoluídas que outras tampouco, gente ou povos sem cultura”.  
A cultura popular, portanto, concebida como um sistema  de conhecimentos, sentidos e significados, trazer para a escola,  no processo educacional, toda a riqueza da experiência de diferentes formas de compreender e interpretar o real, a vida e a condição humana.  
Esse eixo temático permite ao professor materializar as linguagens artísticas populares, as brincadeiras, histórias contadas ou cantadas, parlendas, trava- línguas  e adivinhas no dia-a-dia de sala de aula.  
Neste sentido, incorporar os saberes de origem popular aos conteúdos curriculares é uma necessidade cada vez mais presente, na medida em que, contemporaneamente, há uma estreita relação entre a valoração da experiência de vida de cada indivíduo com o processo ensino-aprendizagem e a democratização do saber. Ainda mais se tomarmos como referência a cultura brasileira e, sua multiplicidade de manifestações artísticas e culturais.  

Tempo de Execução: Agosto de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O GRANDE GRUPO NO HALL DE ENTRADA
14/8 Quarta-feira

Maternal

Dramatização da música: Saci Pererê

Horário: 9h / 14h








16/8 Sexta-feira

Berçário I

Dramatização da literatura infantil: Saci Pererê

Recurso: Retroprojetor

Horário: 9h / 14h










19/8 Segunda-feira

Profissionais do Berçário II
Dramatização da história: "Um dia de sol..."
Recurso: Teatro de mesa
Horário: 9h / 14h





22/8 Quinta-feira
Maternal
Apresentação da dança: Sambalelê
Horário: 9h /14h





27/8 Terça-feira
Professora de estimulação
Brincadeiras
(Horário: 9h / 14h)








30/8 Sexta-feira
Profissionais do Berçário II
Dramatização da história: Aniversário do Saci
Recurso: Teatro de sombra
Horário: 9h / 14h




OUTRAS ATIVIDADES


BERÇÁRIO I


 LEITURA DAS AGENDAS COM O FANTOCHE DO SACI

 DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA: "O ANIVERSÁRIO DO SACI"

 DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA: "O SAPO CURURU"

 BRINCANDO COM OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

 TRABALHANDO COM A MÚSICA: "O BOI DA CARA PRETA"

BRINCANDO DE ESCONDE - ESCONDE



BERÇÁRIO II


TRABALHANDO ATRAVÉS DE VISUAIS A HISTÓRIA: "UM DIA DE SOL"

PINTANDO O SACI, PERSONAGEM DO FOLCLORE
TÉCNICA: PINTURA A DEDO COM TINTA

COM  PERSONAGENS DO FOLCLORE, EM DIFERENTES TEXTURAS, BRINCAMOS COM O SENTIDO DO TATO

BRINCANDO, DANÇANDO E IMITANDO O SACI PERERÊ

REALIZANDO TÉCNICA DE MOSAICO NA PERSONAGEM DO FOLCLORE "IARA"

JOGO DE BOLICHE! DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM...

OUVINDO A HISTÓRIA: "O ANIVERSÁRIO DO SACI"

MATERNAL

PERÍODO MATUTINO

 JOGO: COM CAIXAS DE LEITE, O QUEBRA CABEÇA DO SACI

 LEITURA DAS AGENDAS, TENDO COMO RECURSO O CHAPÉU DO SACI

 CONFECCIONADO COM MEIA E JORNAL AMASSADO, O BOITATÁ, PERSONAGEM DO FOLCLORE.

 CIRCUITO... LEVANDO O BOITATÁ ATÉ O SEU NINHO.

 DESFILANDO COM O COLAR E A PERUCA DO CURUPIRA

PERÍODO VESPERTINO

COM O PERSONAGEM BOITATÁ, TRABALHANDO ATIVIDADE DE CIRCUITO.

 ATIVIDADE COM A PESCARIA, TENDO COMO RECURSO A PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO, "IARA".

 CONFECCIONANDO O CACHIMBO DO SACI, COM MATERIAL DE SUCATA.

 SEGUINDO AS PEGADAS DO CURUPIRA... NOS LOCALIZAMOS NO ESPAÇO, APRENDEMOS CORES, PARES...

 LEVANDO CADA SACI ATÉ A SUA CASA, TRABALHAMOS A CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA


ESTIMULAÇÃO COM A PROFESSORA GECY



COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DO SACI

CADA SACI COM SEU CHAPÉU!  TRABALHANDO MATEMÁTICA.

CONTANDO HISTÓRIA: "TEM FOLCLORE NA FLORESTA"

JOGO DO BOLICHE COM OS PERSONAGENS DO FOLCLORE.

CAIXA MUSICAL.  EXPLORANDO ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

COM O DADO DAS CORES, TRABALHAMOS RELAÇÕES, CONHECEMOS AS CORES...

JOGO DA MEMÓRIA COM PERSONAGENS DO FOLCLORE.QUANTA APRENDIZAGEM COM ESSE JOGO!

BRINCANDO DE CABRA-CEGA, CONHECEMOS A CULTURA POPULAR E DESENVOLVEMOS A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA, O SENTIDO DO TATO...

REALIZANDO BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.