28.9.11

Apresentações Internas


A partir do tema do projeto trabalhado, são ralizadas semanalmente no hall de entrada da creche, reunindo todos os educandos e educadores. Através da dramatização de papéis, utilizando adereços que caracterizem os personagens representados pela criança, é possível trabalhar de forma lúdica a espontaneidade da criança, pois esse espaço permite sua espressão corporal, verbal como o desenvolvimento de suas percepções e coordenações motoras.


Berçário I - Dramatização da música: Família Original

Maternal - Dramatizando a música: Ônibus da Xuxa

Berçário II - Dramatização com fantoches da história: A esperteza do macaco

Maternal - No retroprojetor contando a história: A galinha choca

Maternal - Teatro de sombra da história: Seu Antonio e o ônibus

Berçário I - Brincando com todas as turmas

Família na Creche



Todos os projetos trabalhados na creche, contemplam o envolvimento da família do educando na realização das atividades propostas. Esse projeto envolveu a família de forma mais efetiva:



Gilmar Stopassola, pai da educanda Shayanne Stopassola do Berçário II, acompanhou as atividades da rotina do período vespertino, dessa turma.

Joelma, madrinha da educanda Patricia Ganzala Franceschini do Berçário II, esteve na creche realizando uma receita culinária (bolo de chocolate) explorando alguns conhecimentos com a turminha.






Inoldes e Marinéia Borin, tios da educanda Larissa Victorya Mazzarollo do Berçário II, realizaram com a turma uma diversidade de brincadeiras, brincadeiras essas, vividas por eles na infância.





Volnei dos Passos Bianchi, pai da educanda Gabrielle Duarte Bianchi do Berçário I, acompanhou as atividades da rotina do período matutino, dessa turma. Edinara, madrinha do educando Cauan Henrique Alf do Maternal, esteve na creche realizando uma receita culinária (iogurte) explorando alguns conhecimentos com a turminha.

Adilson Alves da Silva, pai da educanda Evelin Furtado da Silva do Maternal, acompanhou as atividades da rotina do período matutino, dessa turma.





Iraci, madrinha do educando Carlos Augusto Perin Thuns do Berçário I, esteve na creche realizando uma receita culinária (bolo de feijão) explorando alguns conhecimentos coma turminha.

Visita na Empresa BRF



De 26/9 a 1/10, a Empresa BRF realizou a I SEMANA SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) proporcionando aos profissionais uma diversidade de atividades, contemplando direcionamentos de procedimentos a segurança no desenvolvimento do trabalho e preservação do meio ambiente.
A comissão central organizadora, elencou momentos durante esse período para realizar algumas atividades com os educandos das turmas de Maternal das Creches Municipais Crescendo Juntos e Primeiros Passos, pois a maioria, são filhos de funcionários dessa empresa.
As atividades aconteceram no espaço da Empresa BRF.








Aula Passeio / Visitas Educativas

São planejadas a partir da proposta do projeto trabalhado, com o objetivo de levar o educando ao encontro daquilo que lhe é significativo, oportunizando -lhe a observação, construção, expressão e o pensar mediante vivências. Esse tipo de atividade segue linhas propostas e constitui valores e estratégias para uma aprendizagem constextualizada.

30/8 - Quarta-feira: Visita na residência da educanda do Maternal Laura Cristine Ravaneli, no Loteamento Vila 7 de julho.





21/9 - Terça-feira: Visita na residência do Sr. Cesar A. Schiller, avô do educando do Maternal Kauã S. A. Schiller, na comunidade de Engenho Novo.




26.9.11

21/9 - quarta-feira - 18h - ENCONTRO DE ESTUDOS

Aconteceu no espaço da Creche Municipal Primeiros Passos, reunindo profissionais das Creches Municipais Crescendo Juntos, Primeiros Passos e do C.M.E.I Fada Madrinha.

Pauta de Estudos:

Declaração dos Direitos da Criança;

A história do Dia da Criança;

Elaboração d0 Projeto: CRIANÇA EM CENA...

BRINCANDO, CANTANDO, DANÇANDO E APRENDENDO


22/9- quinta-feira - 14h às 16h - TARDE DAS MOTOCAS

Foi realizado no espaço da Creche Primeiros Passos a Tarde das Motocas, mais uma atividade proposta no Projeto: "CASAS DIFERENTES, CONTAM HISTÓRIAS DIFERENTES".

Cada educando levou sua motoca para percorrer os caminhos traçados pelas educadoras, que tiveram como objetivo trabalhar de forma significativa algumas regras de trânsito.

Oportunizou-se aos educandos, a observaçao e a interação com outros meios de transporte presentes no local. Foi um momento de diversão, integração e muita aprendizagem.

Familiares de educandos prestigiaram o evento.







16.9.11

Na data de 6/9 terça-feira, aconteceu no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a apresentação e exposição de atividades realizadas pelas Escolas desse município, a partir do Projeto "SER CIDADÃO: Penso e Faço Coletivamente", instituido pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes no ano de 2010. Esse projeto tem como objetivo desenvolver ações cidadãs com educandos, familiares e toda a comunidade envolvida, para que juntos se obtenha resultados importantes que contribuirão para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável, mais justa e melhor para se viver.

As creches Municpais Crescendo Juntos e Primeiros Passos e demais C.M.E.I.s da Rede Municipal de Ensino, participaram com exposição de atividades realizadas durante esse ano letivo.
Na oportunidade foram distribuidos aos educandos presentes, kits com livros Infantis e Infantojuvenis pela Editora Paulus, atividade contemplada no Programa LIVRO VIVO.















Na data de 13/9 terça-feira, os profissionais das Creches Municipais Crescendo Juntos e Primeiros Passos, juntamente com todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino desse município, participaram de uma capacitação no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

Período matutino: Aricélia Nascimento (Assessora técnica da coordenação do Ensino Fundamental do Ministério da Educação - Brasília) Tema: Expectativas de Aprendizagem.
Período vespertino: Vitor Paro (Titular no Departamento de Adimistração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP - São Paulo) Tema: Gestão Democrática nas Escolas.

Esse evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes.


2.9.11

31/8 CONFRATERNIZÃO




Essa confraternização é uma forma carinhosa de dizer muito obrigada, pelo trabalho de equipe que construímos juntas, com objetivos em comum.


Cimara M. Baú


Equipe Crescendo Juntos

Equipe Primeiros Passos













A convite, esteve presente o Secretário de Educação Marcio Antonio da Silva e a Diretora de Ensino Rosangela Shuermann.