29.8.11







A casa, o lar, a família, constituem o espaço de influência mais próximo e natural da criança, é ali que alicerça seu desenvolvimento, sente-se segura, amada e protegida.
Por isso, a escola parte dessa realidade mais próxima do universo da criança para estabelecer as relações educativas que pretende, levando em consideração que a casa também é cultura, matemática, meio ambiente, vida em sociedade, arte, imaginação... Por meio das diversas formas pelas quais as famílias constroem suas casas, sua cultura, as crianças fazem inter-relações, leituras, vivenciam experiências, enfim, participam de um processo intenso de aprendizagem e desenvolvimento.
Assim, a proposta de trabalho com os temas contidos nesse projeto, vai além de apenas “brincar de casinha”, mas levar as crianças a descobrirem novas formas de olhar para aquilo que já conhecem.

Temas: Família - Meios de transporte (Trânsito) -Meios de comunicação - Moradia - Folclore - Profissões e Meio ambiente.
Tempo de execução: 1 de agosto a 30 de setembro.
NA SEQUÊNCIA ALGUMAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PROJETO...



PAINEL COLETIVO, NO HALL
















BERÇÁRIO I



Se divertindo com a história "A Casa da Ninoca"


Conhecendo as diferentes moradias dos animais...



... mais história "Animais da Fazenda"



Vamos cantar? Fui morar numa casinhanhanha...
Olha o caminhão do Berçário I ! Que legal !


Passeando no caminhão...



BERÇÁRIO II
Depois de ouvir a história "Tuca, Vovó e Guto", dramatizamos com os bonecos!


Conhecendo a família de cada educando da turma...

Na maquete da cidade, têm carros, caminhões, casas, prédios...

Vamos encontrar a foto do Papai?

Brinacndo de casinha; conhecemos os tipos de moradias.

MATERNAL




No jogo dos tamanhos, encontramos os diversos tipos de moradias.

No teatro de mesa: "Dentro da casa têm"


Pintando a casa da história: "João e Maria"

Está pronta a casa! Que linda que ficou!



Visita Educativa na casa da educanda Isadora Carla do Prado. Conhecendo a moradia, cômodos e os membros que compõem essa família.
Lanche oferecido pela Mamãe Adriana e o Papai Odivam.

25/8 quinta-feira: Palestra



O desenvolvimento integral da criança, depende de cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva, cognitiva, física e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde. É importante ter conhecimento sobre a forma como esses cuidados são oferecidos, para que assim, seja possível proporcionar um desenvolvimento saudável as nossas crianças.Comprometidas em trabalhar sempre em parceria com a família, socializando conhecimentos de comum interesse as partes, focando saúde e bem estar da nossa criança, organizamos uma palestra com a enfermeira Rosane Lopes Duarte (do ESF do Loteamento Parizotto) que abordou “As doenças da Infância”.





Visita do CAE

Integrantes do CAE (Conselho da Alimentação Escolar) realizaram visita nessa Instituição de Ensino com objetivo de acompanhar de forma global o trabalho a partir de normas e orientações repassadas pelo responsável do setor da alimentação escolar.


APP NA CRECHE




O recurso adquirido com a venda dos doces da FESTA JUNINA de 26/6, a APP (Associação de Pais e Professores) investiu na aquisição de brinquedos educativos para os educandos:








O UNIFORME...


O uniforme da Creche Municipal Crescendo Juntos, foi criado no início do mês de março do corrente ano, pela coordenadora dessa Instituição de Ensino, Cimara M. Baú. A logomarca foi criada durante o 1º semestre de 2010 e teve a colaboração da professora Marcia Bernardoni.




17.8.11











Na tarde do sábado de 13 de agosto, os profissionais das Creches Municipais Crescendo Juntos da Vila 7 de Julho e Primeiros Passos do Bairro São Cristóvão, promoveram no Centro Sócio Esportivo do Loteamento Parizotto o Dia da Família na Escola, que teve como tema: “ Café da Tarde com Sabor de Cultura”.
Os pais foram homenageados pela passagem do seu dia, com apresentações artísticas realizadas pelas mães, educandos e educadoras, a partir das culturas trabalhadas no Projeto “Corpo, Ritmo e Cultura”, desenvolvido nas Creches nos meses de maio, junho e julho.
Após as apresentações aconteceu a socialização dos lanches, pratos trazidos pelas famílias, receitas culinárias dos avós dos educandos.
Na sequência foi entregue o portfólio com registros das atividades realizadas na creche durante o 1º semestre desse ano letivo, também o boletim, relatório descritivo do desenvolvimento da criança.
A professora Cimara Baú, coordenadora das creches, agradece a presença e o envolvimento das famílias, parabeniza sua equipe de trabalho pela criatividade e o entusiasmo na organização do evento.